Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ronald Alexandre Mandim de | - |
dc.contributor.author | Moura, Rogério Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T13:37:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T13:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9973 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, o Exército Brasileiro adquiriu um grande número de viaturas para aumentar a capacidade operativa das suas organizações militares. Viaturas blindadas e não blindadas, equipadas com modernos sistemas e alta tecnologia embarcada, como as VBC-DAAe Gepard 1 A2, as VBC-CC Leopard 1 A5 e as VBTP-MSR 6X6 Guarani, trouxeram consigo imensos desafios para os detentores desse material e, principalmente, para as unidades de manutenção. Para se ter uma noção da dimensão do problema e das dificuldade enfrentadas pelos batalhões logísticos, foi necessário tratar das questões decorrentes do incremento da frota de viaturas do Exército, particularmente com relação às infraestruturas, ferramental, insumos e pessoal, vetores da estrela da manutenção. Desta forma, foi analisada a literatura que trata da sistemática básica da atividade de manutenção, abordando os aspectos relacionados aos escalões de manutenção, à disponibilidade e à capacitação do pessoal, assim como os contratos de Suporte Logístico Integrado em vigor. Além disso, foram apresentadas algumas recentes aquisições de viaturas pela Força Terrestre. Para a realização do presente trabalho e formulação das recomendações, aproveitou-se, ainda, a experiência profissional do autor, adquirida durante o Comando do 9º Batalhão Logístico, sediado em Santiago - RS, responsável pela manutenção da frota de viaturas Guarani das organizações militares subordinadas à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Também foram levadas em conta todas as considerações apresentadas pelos militares que responderam ao questionário elaborado, constante do Anexo A. Ao final, foram apresentadas 5 (cinco) recomendações, com a finalidade de minimizar os óbices identificados e de contribuir com o desenvolvimento da atividade de manutenção nos batalhões logísticos. ________________________________________________________________________________________ RESUMEN EJECUTIVO En los últimos años, el Ejército de Brasil ha adquirido una gran cantidad de vehículos para aumentar la capacidad operativa de sus organizaciones militares. Los vehículos blindados y no blindados, equipados con sistemas modernos y alta tecnología a bordo, como el VBC-DAAe Gepard 1 A2, el VBC-CC Leopard 1 A5 y el VBTP-MSR 6X6 Guarani, trajeron consigo inmensos desafíos para los propietarios de este material y, principalmente, para las unidades de mantenimiento. Para tener una idea de la magnitud del problema y las dificultades que enfrentan los batallones logísticos, fue necesario abordar los problemas derivados del aumento de la flota de vehículos del Ejército, particularmente en lo que se refiere a infraestructura, herramientas, suministros y personal, vectores de la estrella del mantenimiento. Así, se analizó la literatura que trata de la sistemática básica de la actividad de mantenimiento, abordando aspectos relacionados con los niveles de mantenimiento, disponibilidad y capacitación del personal, así como los contratos de Soporte Logístico Integrado vigentes. Además, se presentaron algunas adquisiciones recientes de vehículos por parte de la Fuerza Terrestre. Para llevar a cabo el presente trabajo y formular las recomendaciones, también se aprovechó la experiencia profesional del autor, adquirida durante el Comando del 9 ° Batallón Logístico, con sede en Santiago - RS, responsable del mantenimiento de la flota de vehículos Guarani de las organizaciones militares subordinadas a la 1ª Brigada de Caballería Mecanizada. También se tomaron en cuenta todas las consideraciones presentadas por el personal militar que respondió al cuestionario contenido en el Anexo A. Al final, se presentaron 5 (cinco) recomendaciones, con el propósito de minimizar los obstáculos identificados y contribuir al desarrollo de la actividade de mantenimiento en batallones logísticos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Batalhões logísticos | pt_BR |
dc.subject | Manutenção | pt_BR |
dc.subject | Viaturas | pt_BR |
dc.title | Os desafios para os Batalhões Logísticos face à modernização da frota de viaturas do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 1015 - Rogério Martins MOURA.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.