Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lemos, Ana Paulo | - |
dc.contributor.author | Bonfim Filho, Edgard Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T21:23:26Z | - |
dc.date.available | 2021-06-17T21:23:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9245 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no Sistema Colégio Militar do Brasil. Tal abordagem se faz necessária pela recente implementação da educação especial e inclusiva nos Colégios Militares desse sistema. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar os desafios enfrentados pelos Colégios Militares com implementação das Diretrizes Pedagógicas para Educação Especial no Sistema Colégio Militar do Brasil, verificando a quantidade de alunos com TEA nos Colégios Militares, se os estabelecimentos de ensino estão cumprindo os objetivos estabelecidos pelas diretrizes e se há a disponibilidade de profissionais para acompanhamento dos alunos com TEA que necessitam de mediação escolar, para acompanhamento constante dentro e fora da sala de aula (casos de TEA mais graves) e para apoio à socialização no ambiente escolar. Este intento será conseguido mediante revisão bibliográfica e pesquisa, abordando conceitos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, conceitos de assuntos correlacionados aos objetivos estabelecidos pelas Diretrizes Pedagógicas para Educação Especial no Sistema Colégio Militar do Brasil e conceitos sobre a importância dos mediadores escolares para o processo de inclusão. O estudo evidenciou os desafios enfrentados pelos Colégios Militares para a inclusão de alunos autistas, com a implementação da educação especial e inclusiva diante dos objetivos estabelecidos pelas diretrizes, demonstrando que os colégios estão realizando mudanças em suas estruturas para a inclusão de alunos com TEA, indo de acordo com a legislação brasileira que trata sobre o assunto, com ressalvas para a mediação escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN Este documento aborda la inclusión de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en el Sistema Colegio Militar del Brasil. Tal enfoque es requerido por la implementación reciente de educación especial y inclusiva en los Colegios Militares de ese sistema. El objectivo de este documento es resaltar los desafíos enfrentados por los Colegios Militares por la implementación de las Directrices Pedagógicas para la Educación Especial en el Sistema Colegio Militar del Brasil, comprobando el número de estudiantes con TEA en los Colegios Militares, si los establecimientos educativos están cumpliendo los objectivos establecidos por las directrices si ejiste la disponibilidad de profesionales para acompañar a los estudiantes con TEA que necesitan mediación para un monitoreo constante dentro y fuera de la clase (de TEA más graves) y para apoyar la socialización en la escuela. Esta intención se logrará a través de la revisión e investigación de la literatura, abordando conceptos sobre el Trastorno del Espectro Autista, conceptos de problemas correlacionados con los objectivos establecidos por las directrices pedagógicas para la educación especial en el Sistema Colegio Militar del Brasil y conceptos sobre la importancia de los mediadores para el proceso de inclusión. El estudio destacó los desafíos que enfrentan los Colegios Militares para la inclusión de estudiantes autistas, con la implementación de educación especial e inclusiva en vista de los objetivos establecidos por las directrices, lo que demuestra que los colegios están haciendo cambios en sus estructuras para la inclusión de estudiantes con TEA de conformidad con la ley brasileña que trata el asunto, con advertencias para la mediación | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo no Sistema Colégio Militar do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CGAEM_2021_1_majedgard.pdf | 928,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.