Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Ernesto Leite-
dc.contributor.authorSouza, Marcelo Lucena de-
dc.date.accessioned2021-06-16T17:56:57Z-
dc.date.available2021-06-16T17:56:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9233-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractO rastreamento de alvos aéreos é importante para prover de forma acurada uma situação aérea sintética em sistemas de defesa aérea e de controle de tráfego aéreo. O rastreamento produz uma estimativa do estado do alvo, denominada por "pista", e é usualmente dividido em duas etapas: na primeira, são selecionadas possíveis observações originadas do alvo de interesse dentre todas as observações produzidas pelo sensor. Nessa etapa, são criadas hipóteses de associação para indicar prováveis associações entre uma observação e a pista (estimativa) do alvo sendo rastreado. Na segunda etapa, a pista é atualizada tendo como base as hipóteses de associação resultantes, em um processo denominado filtragem. Nesse contexto, alvos em manobras tornam o problema de rastreamento ainda mais difícil devido às mudanças imprevisíveis na dinâmica do alvo, que podem resultar no aumento do erro de estimação e em perdas de pista (perda de rastreamento). A abordagem de filtragem com múltiplos modelos enfrenta esse problema pela utilização de hipóteses de modelo que capturam diferentes dinâmicas do alvo (modos de voo), e cuja filtragem é realizada condicionada a essas hipóteses de modelo. O Interacting Multiple-Model (IMM) é o algoritmo com múltiplos modelos mais utilizado na indústria para rastreamento de alvos em manobras. Apesar do seu uso difundido, o IMM produz estimativas imprecisas quando projetado para rastrear alvos com grande capacidade de manobra. Este trabalho apresenta uma nova estratégia para o rastreamento de alvos manobráveis com o objetivo de produzir estimativas mais precisas e obter menos perdas de pista quando comparado ao algoritmo IMM. Essa estratégia é referenciada como "propagação eficiente de hipóteses" e é base ada na seleção criteriosa de hipóteses durante diferentes modos de voo do alvo. Dois algoritmos de rastreamento são propostos utilizando essa estratégia: o primeiro propaga eficientemente hipóteses de modelo com base em uma observação para o alvo a cada instante (não há incerteza quanto a origem da observação), enquanto o segundo propaga as hipóteses de modelo e de associação. Diversos cenários de rastreamento foram simulados nos quais os algoritmos propostos foram comparados com a estratégia de propagação de hipóteses do IMM. Os resultados mostram um desempenho superior dos algoritmos propostos, produzindo menor erro médio de estimação e menor taxa de perda de pista, com aproximadamente a mesma carga computacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectAeronavept_BR
dc.subjectCombinaçãopt_BR
dc.subjectHipótesept_BR
dc.titleRastreamento de aeronaves em manobras via combinação de descarte e fusão de hipótesespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores.pt_BR
Aparece nas coleções:DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcelo Souza 2015.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.