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dc.contributor.advisorGuedes, Rodrigo Otávio de Castro-
dc.contributor.advisorScofano Neto, Francesco-
dc.contributor.authorSoares, Filipe Alcântara-
dc.date.accessioned2021-05-19T18:05:22Z-
dc.date.available2021-05-19T18:05:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9125-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo térmico do processo de geração de energia em uma vareta combustível nuclear, que fica inserida no núcleo do reator. Primeiramente é feita uma análise direta do problema térmico em escrutínio, e em seguida, um problema inverso na vareta combustível é investigado. O comportamento térmico do material combustível é basicamente determinado através da equação da condução de calor, onde uma descrição precisa da distribuição de temperatura no elemento é essencial, principalmente em caso de acidentes nucleares. Procura-se obter soluções para a transferência de calor por condução transiente em varetas combustíveis, no evento de falha no sistema de barras de controle, que acarreta em um fluxo descontrolado de nêutrons, onde o termo fonte de calor passa a ser variável. Para a análise direta do problema foram desenvolvidas três modelagens, e seus resultados comparados, a fim de inferir acerca da influência térmica do material de revestimento e da região do “gap” na transferência de calor na vareta combustível. O problema inverso possui o intuito de estimar o termo fonte de calor variável, por estimativa de parâmetros, através dos métodos de Levenberg-Marquardt e do PSO. O estudo inverso mostrou ter grande aplicabilidade para a análise térmica, pois se um sensor estiver disponível para medir as temperaturas na superfície da vareta combustível, o termo fonte variável pode ser estimado, e então, a distribuição de temperatura transiente na vareta pode ser obtida pelo problema direto. Por falta de dados reais de temperaturas na superfície do cilindro, foram geradas medidas pseudoexperimentais com ruídos para a análise inversa, sendo que os métodos de solução utilizados apresentaram resultados satisfatórios. O método de Levenberg-Marquardt apresentou menor tempo computacional em relação ao PSO. Da forma como se aplicou o conceito dos parâmetros concentrados na vareta combustível, apenas para a região do revestimento, viu-se que é possível utilizar a solução para altos coeficientes de transferência de calor por convecção, ao contrário do que é visto na solução clássica por parâmetros concentrados em toda a vareta combustível. Foi visto que o número de Biot pode desempenhar um importante papel na análise térmica da vareta combustível, a fim de aumentar o tempo crítico, que é o período requerido para a fusão do material de revestimento. Tal fato, pode ser um aspecto interessante a fim de evitar ou amenizar os efeitos de um acidente nuclear. Ademais, viu-se que o material de revestimento não possui influência térmica significativa no problema investigado, já a região do “gap” interfere no perfil de temperatura radial do combustível, entretanto esta não afeta o perfil de temperatura superficial da vareta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReator nuclearpt_BR
dc.subjectTransferência de calorpt_BR
dc.subjectTermo fonte variávelpt_BR
dc.titleAnálise direta e inversa da transferência de calor transiente com termo fonte variável em varetas combustíveis de reatores nuclearespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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