Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cristiano Mauri da-
dc.contributor.authorGomes, Everton Eloi-
dc.date.accessioned2021-02-25T13:57:07Z-
dc.date.available2021-02-25T13:57:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8729-
dc.description.abstractO modal ferroviário é uma importante infraestrutura da matriz de transporte brasileira. Ele possui como divisões o transporte de pessoal e de cargas, sendo as duas modalidades de interesse para o Exército Brasileiro (EB). Atualmente, o Brasil possui pouco mais de 30 mil Km de ferrovias e dentre elas 29.075 Km estão concedidas para a iniciativa privada. O Brasil apresenta uma distribuição desigual de suas ferrovias pelo seu território. A maior concentração desse modal ocorre no complexo regional Centro-Sul em virtude do desenvolvimento econômico e da produção de commodities. As ferrovias brasileiras tem dentre suas atribuições escoar as riquezas do país, principalmente, para o portos do Atlântico. Recentemente, o EB tem realizado deslocamento estratégico para exercícios militares por meio do modal ferroviário, demonstrando a importância dessa estrutura no planejamento estratégico da Defesa Nacional. No contexto de um hipotético conflito sul-americano, o modal ferroviário poderá ser empregado para a concentração de tropas e Materiais de Emprego Militar próximo à região conflituosa. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The railway modal is an important infrastructure of the Brazilian transport matrix. It has as divisions the transport of personnel and cargo, being the two forms of interest for the Brazilian Army (EB). Currently, Brazil has just over 30,000 km of railroads, 29,075 km of which are granted to the private sector. Brazil has an uneven distribution of its railroads across its territory. The highest concentration of this modal occurs in the Central-South regional complex due to economic development and the production of commodities. The Brazilian railways have their main duties to drain the country's wealth, mainly, to the ports of the Atlantic. Recently, EB has been making a strategic displacement to military exercises through the railway modal, demonstrating the importance of this structure in the strategic planning of National Defense. In the context of a hypothetical South American conflict, the railroad modal can be used for the concentration of troops and Military Employment Materials near the conflict region.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModal ferroviáriopt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectDeslocamento estratégicopt_BR
dc.titleO estudo do modal ferroviário, no complexo regional Centro-Sul brasileiro, e as possibilidades de realização de deslocamentos estratégicos na hipótese de um conflito em território sul-americanopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 6343 - ELOI.pdf961,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.