Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasques, Letícia Veiga | - |
dc.contributor.author | Silva, Vladimir Bancke da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T17:38:55Z | - |
dc.date.available | 2020-10-27T17:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7417 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o que já foi feito até o momento e como está sendo conduzida a inserção feminina na linha de ensino militar bélico e alguns dos possíveis reflexos dessa inserção para AMAN, instituição responsável pela formação das primeiras oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tal abordagem se justifica à medida que, com a inserção do sexo feminino, o Alto Comando do Exército se deparou com o problema de ter que implementar medidas necessárias para adequar o ensino, de forma a proporcionar as mesmas condições já conferidas ao segmento masculino. O objetivo do trabalho é analisar quais os reflexos já foram observados até o momento durante a inserção e quais ainda poderão surgir no decorrer da formação a fim de proporcionar a AMAN a adoção de medidas que possibilitem o aprimoramento do processo. Este propósito será atingido por meio de uma pesquisa bibliográfica consoante com uma revisão da literatura sobre o tema, com o intuito de reunir as informações existentes a respeito do assunto, seguido de uma análise crítica da bibliografia reunida e dos documentos selecionados a fim de consolidar as informações mais relevantes a serem exploradas. A análise concluiu que a AMAN já se deparou com alguns reflexos que foram trabalhados durante o projeto de inserção e apresenta outros, possíveis de ocorrerem durante a formação que se encontra ainda em andamento, e servirão para aperfeiçoar o processo, principalmente nos aspectos psicossociais, fisiológicos, jurídicos, culturais e de liderança que apresentam características peculiares ao sexo feminino sendo necessária uma abordagem distinta daquela utilizada na formação masculina. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN Este trabajo presenta lo que se ha hecho hasta ahora y cómo se lleva a cabo la inserción femenina en la línea de educación militar bélica y algunas de las posibles consecuencias de esta inserción para AMAN, la institución responsable de la formación de los primeros oficiales de combate del Ejército Brasileño. Tal enfoque se justifica ya que, con la inserción de las mujeres, el Alto Mando del Ejército se enfrentó al problema de tener que implementar las medidas necesarias para adaptar la educación, a fin de proporcionar las mismas condiciones ya conferidas al segmento masculino. El proposito de este trabajo es analizar qué reflejos se han observado hasta ahora durante la inserción y cuáles pueden surgir durante la inserción y que también pueden surgir en el curso de formación con el fin de proporcionar la AMAN la adopción de medidas que permitan mejorar el proceso. Este propósito se logrará a través de una investigación bibliográfica en consonancia con una revisión de la literatura sobre el tema para recopilar la información existente sobre el tema, seguido de un análisis crítico de la bibliografía recopilada y los trabajos seleccionados para consolidar la información relevante para ser explorado. El análisis concluyó que AMAN ya ha encontrado algunos reflejos en los que se trabajó durante el proyecto de inserción y presenta otros que pueden ocurrir durante la formación que todavía está en curso, y servirá para mejorar el proceso, especialmente en el psicosocial, fisiológica, Características legales, culturales y de liderazgo que son peculiares a las mujeres y requieren un enfoque diferente del utilizada en la formación de los hombres. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A inserção do segmento feminino na linha de Ensino Militar Bélica do Exército Brasileiro e os seus possíveis reflexos para a Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CGAEM_2020 - TC Bancke.pdf | 270,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.