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dc.contributor.advisorGastaldo, Edison Luis-
dc.contributor.authorNeves, Rodrigo do Carmo-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:44:14Z-
dc.date.available2020-06-24T14:44:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNEVES, Rodrigo do Carmo. Design gráfico e estratégia de comunicação na Marinha do Brasil: persuasão visual no caso da primeira mulher a comandar o posto oceanográfico da Ilha da Trindade. 2018. Monografia (Especialização) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Centro de Estudo de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6797-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque Caxias como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractO processo de globalização trouxe em seu esteio um aumento exponencial da complexidade dos sistemas de informação. Numa sociedade excessivamente mediatizada como a atual, a capacidade de influenciar atitudes e comportamentos é determinante para o sucesso das comunicações. A cultura é cada vez mais determinada pela participação do público na construção dos discursos e é marcada pela apropriação de produtos culturais e de comunicação na construção de identidades individuais. As interações visuais dessa cultura ganham relevância e destaque em um ambiente dominado pela visualidade. Nesse contexto o design visual é responsável por intermediar as relações de sentido entre imagens e cultura. Para isso, os produtores de mensagens gráficas utilizam figuras retóricas para a criação de discursos persuasivos, afim de influenciar atitudes e comportamentos. Para as relações públicas, esta função do design tem um caráter estratégico, já que a manutenção de canais de comunicação com uma audiência difusa torna-se cada vez mais um desafio complexo e de ordem interdisciplinar. A Marinha do Brasil realizou uma ação de comunicação integrada com fins a criar discursos persuasivos num público específico. A experiência em questão foi a confecção simultânea e integrada de produtos de divulgação para um evento específico, a passagem de comando do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade para a primeira mulher. Foram identificados os recursos visuais persuasivos utilizados pelos produtores de comunicações visuais da Força para a divulgação deste evento. Os produtos analisados compreendem um vídeo, uma matéria para o informativo Nomar e uma fotografia utilizada em redes sociais. O objetivo desta pesquisa foi identificar a convergência entre design e relações públicas como função estratégica para a consecução dos objetivos comunicacionais propostos.pt_BR
dc.description.abstractThe process of globalization has brought in its mainstay an exponential increase in the complexity of information systems. In the overly mediated society of nowadays, the ability to influence attitudes and behaviors is critical to the success of communications. Culture is increasingly determined by public’s participation in the construction of discourses and is highlighted by the appropriation of cultural and communicational products in the construction of individual identities. The visual interactions of this culture gain relevance and prominence in an environment dominated by visuality. In this sense, visual design is responsible for mediating meaningful relations between images and culture. To this end, graphic designers apply rhetorical figures to create persuasive discourses in order to influence attitudes and behavior. For public relations, this function of design has a strategic role, since the maintenance of communication channels with a diffuse audience becomes increasingly complex and challenging. The Brazilian Navy carried out an integrated communication action with the objective of creating persuasive dialog with a specific public. The experience pointed was the simultaneous and integrated production of advertising media for the command of the Oceanographic Post of Trindade Island by the first military woman. The persuasive visual resources used by the Force’s visual designers were identified for this event’s marketing. The products analyzed include a video, a News spot for the Nomar newsletter and a photo used on social networks. The objective of this research is to identify the convergence between design and public relations as a strategic function to achieve communication’s objectives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.subjectRetórica visualpt_BR
dc.titleDesign gráfico e estratégia de comunicação na Marinha do Brasil: persuasão visual no caso da primeira mulher a comandar o posto oceanográfico da Ilha da Trindade.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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