Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Fábio Luís França de-
dc.contributor.authorTibau, João Victor Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-03-13T14:23:26Z-
dc.date.available2020-03-13T14:23:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6302-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia.. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade apresentar uma revisão bibliográfica sobre os benefícios das ferrovias no Brasil, principalmente sua importância na logística do país, impactando diretamente no custo do transporte brasileiro. Na revisão da literatura apresentou-se alguns conceitos para o melhor entendimento do trabalho, como histórico das ferrovias, principais problemas enfrentados pelo Governo e pela indústria ferroviária, a atuação do Exército Brasileiro por meio dos batalhões ferroviários na construção e manutenção das ferrovias, a comparação da malha ferroviária brasileira com outro país que é referência neste modal e a comparação da logística entre as ferrovias e rodovias. Além disso, através de uma pesquisa bibliográfica, verificou-se estudos já existentes sobre o tema, que contribuíram para a conclusão do trabalho. O trabalho baseou-se na revisão da literatura e permitiu uma conclusão ligada com uma solução dos problemas logísticos no Brasil. Concluiu-se que o modal ferroviário é o melhor meio de transporte para grandes volumes de carga de baixo valor agregado, como os graneis da produção do agronegócio e minérios de ferro. Ainda assim, são pouco utilizadas e exploradas, deixando de contribuir decisivamente para o desenvolvimento nacional. ____________________________________________________________________________ The purpose of this paper is to present a bibliographic review on the benefits of railroads in Brazil, especially their importance in the country's logistics, directly impacting the cost of Brazilian transport. In the literature review, some concepts were presented for a better understanding of the work, such as the history of the railways, the main problems faced by the Government and the railway industry, the role of the Brazilian Army through railway battalions in the construction and maintenance of the railways, the comparison of the Brazilian rail network with another country that is a reference in this mode and the comparison of logistics between railways and highways. In addition, through a bibliographic search, there were already existing studies on the topic, which contributed to the completion of the work. The work was based on a literature review and allowed a conclusion linked with a solution to the logistical problems in Brazil. It was concluded that the railway modal is the best means of transport for large volumes of low added value cargo, such as bulk agribusiness and iron ore production. Even so, they are little used and exploited, failing to contribute decisively to national development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectBatalhão ferroviáriopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento nacionalpt_BR
dc.titleApresentação do modal ferroviário para fins de comparação com outros modais de transporte no Brasilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6385.pdf784,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.