Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Jon Cruz Viana da | - |
dc.contributor.author | Menezes, Luiz Felipe Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T14:22:42Z | - |
dc.date.available | 2020-03-13T14:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6300 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia.. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O modal ferroviário é um meio de transporte com notória relevância mundial, essencial para a integração nacional e crescimento econômico dos países de proporções continentais, mas que no Brasil foi pouco explorado devido a inobservância de projeções futuras. O descaso e o pouco investimento, por hora privado por hora público, foram insuficientes para que fosse estruturada uma rede ferroviária satisfatória. Nesse contexto, essa monografia possui como objetivo principal analisar a importância da Engenharia Militar para a malha ferroviária brasileira Buscando tornar possível a confecção desta pesquisa, inicialmente, será abordada a história do 2° Batalhão Ferroviário. Em seguida, o contexto ao qual está inserida a construção da Ferrovia da Soja, popularmente conhecida como Ferroeste e os impactos que essa obra trouxe para a região Oeste do estado do Paraná. Depois, a necessidade de reestruturação dos Batalhões Ferroviários para que retornem as atividades ferroviárias. No que tange a instrumentalização, para que os objetivos propostos fossem atingidos, foram realizadas pesquisas históricas referenciadas em obras bibliográficas. Concluindo-se com a participação do Exército Brasileiro no desenvolvimento e progresso nacional. _______________________________________________________________________________ The railway modal is a means of transport with notorious worldwide relevance, essential for national integration and economic growth of countries of continental proportions, but which in Brazil has been little explored due to the failure to observe future projections. Neglect and little investment, for private hours for public hours, were insufficient for a satisfactory rail network to be structured. In this context, this monograph has as main objective to analyze the importance of Military Engineering for the Brazilian railway network Seeking to make possible the making of this research, initially, the history of the 2nd Railway Battalion will be addressed. Then, the context to which the construction of the Soy Railway is inserted, popularly known as Ferroeste and the impacts that this work brought to the West region of the state of Paraná. Then, the need for restructuring the Railroad Battalions to return to railway activities. With regard to instrumentalization, in order to achieve the proposed objectives, historical researches referenced in bibliographic works were carried out. Concluding with the participation of the Brazilian Army in the development and national progress. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Engenharia militar | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia da soja | pt_BR |
dc.subject | 2° Batalhão ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.title | A atuação da engenharia na malha ferroviária : a participação do 2º batalhão ferroviário na construção da ferrovia da soja | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6338.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.