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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMessias, Cinthia Maria da Fontoura-
dc.contributor.authorViana, Português Jaqueline Ferreira Gomes-
dc.date.accessioned2020-01-29T13:01:21Z-
dc.date.available2020-01-29T13:01:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5396-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMilitares das Nações Amigas (MNA) anualmente têm a oportunidade e a missão de conhecer o nosso idioma, em total imersão, no Centro de Idiomas do Exército (CIdEx), para a realização de missões futuras que necessitem do conhecimento básico da Língua Portuguesa. Dada à importância desse aprendizado, o presente trabalho teve como objetivo estudar as práticas recentes do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) utilizadas nesse estabelecimento de ensino com vistas a apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem baseadas na contextualização e nos aspectos culturais brasileiros. O presente estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, que utiliza o ambiente natural da sala de aula, com seus alunos e professores, para a coleta, a análise e a interpretação dos dados. Ao fim deste estudo, concluiu-se que as aulas para militares estrangeiros no CIdEx, apesar de basicamente contextualizadas e, em parte, interculturais, ainda tratam, quase que exclusivamente, de aspectos da cultura objetiva, sendo necessário também que o professor de PLE exponha de uma maneira didática fatores culturais subjetivos, extraídos de expectativas comportamentais que interferem na linguagem verbal do brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Friends of the Friendly Nations (MNA) annually have the opportunity and mission to know our language, fully immersed in the Army Language Center (CIdEx), for future missions that require basic knowledge of Portuguese. Given the importance of this learning, the present work aimed to study the recent practices of teaching Portuguese as a Foreign Language (PLE) used in this teaching establishment in order to present new teaching-learning strategies based on Brazilian context and cultural aspects. This study is characterized by being a qualitative ethnographic research, which uses the natural environment of the classroom, with its students and teachers, for the collection, analysis and interpretation of data. At the end of this study, it was concluded that the foreign military classes at CIdEx, although basically contextualized and partly intercultural, still deal almost exclusively with aspects of objective or visible culture, and the teacher of PLE exposes in a didactic way subjective or invisible cultural factors, extracted from behavioral expectations that interfere with Brazilian verbal language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO papel da contextualização e da interculturalidade no ensino da língua portuguesa como idioma estrangeiro no Exército Brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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