Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4928
Autor(es): Bourguignon, Juliana Rocha
Título: Interdisciplinaridade e globalização : desafios e conquistas
Informação relacionada: A autora é mestranda no Centro Universitário UNA e Pedagoga no Colégio Militar de Belo Horizonte.
Tipo: Artigo
Data do documento: 2010
Descrição: Os avanços vividos pelo mundo contemporâneo impõem um ritmo acelerado de adaptações à sociedade do século XXI. Instituições e pessoas se deparam constantemente com o desafio de atenderem a necessidade de atualizarem-se e tornarem-se aptas a suprirem a demanda que lhes é imposta. Em especial, tal processo atinge em cheio, um organismo tido como motriz e basilar para a formação humana: a escola. E é nesse contexto de mudanças e aperfeiçoamentos que agentes sociais e comunidade escolar começam a vivenciar conceitos como o de globalização, interdisciplinaridade e suas relações, como componentes de uma prática pedagógica mais moderna e eficaz. Além da preocupação com o educando, esse trabalho se propõe a expor algumas das definições desenvolvidas por teóricos da área social e educacional, para os conceitos acima mencionados. Propõe também, discutir a vivência de tais postulados em nossas escolas e suas possíveis interlocuções, sua influência no processo de formação de um sujeito consciente e modificador da realidade local e social na qual está inserido, como também identificar os entraves e desafios – pessoais e/ou educacionais- enfrentados por professores e agente de ensino, em seu cotidiano escolar.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Globalização
Escola
Aparece nas coleções:DECEX: DEPA: CMBH: PRODUÇÃO CIENTÍFICA: TRABALHOS CORPO DOCENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade e globalização - Veritasv2n2.pdf272,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.