Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Eduardo de Motta Maia-
dc.contributor.authorBagetti, André Luís-
dc.date.accessioned2019-11-25T18:50:57Z-
dc.date.available2019-11-25T18:50:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4888-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo verificar o grau de satisfação do público interno com o apoio prestado pela 3aICFEx. Tal abordagem é devida a quantidade de normas legais que permeiam a gestão pública, complexidade a que estão sujeitos os agentes públicos. O propósito deste estudo é medir a eficiência dos treinamentos, orientações e diligências da 3aICFEx a suas UGV. Com a finalidade de responder às questões de estudo e atingir o objetivo geral, foram traçados objetivos específicos, analisando, por meio de revisão bibliográfica, o cenário e o papel da ICFEx na Administração; e, para cada um desses objetivos específicos, foram formuladas questões de estudo. Com o fim de responder as questões, foi aplicada uma pesquisa, com a participação de 190 agentes, de todos os níveis da administração, de auxiliares até ordenadores de despesa. A prontidão em responder ao questionário se alinha ao elevado grau de satisfação dos agentes em relação à 3aICFEx. Ao mapear os protocolos de consulta à 3aICFEx, se verificou a maioria das consultas respondidas no prazo. Ponto negativo: demora em alguns atendimentos, principalmente por telefone, que se atribui ao efetivo insuficiente, frente ao número de 74 UGV. Quanto ao modelo de treinamento, o presencial tem grande aceitação, entretanto, a modalidade EAD - sem tutoria se mostra a mais indicada, principalmente pela contínua disponibilidade. Enfim, pelo estudo realizado, foi possível concluir que a 3aICFEx se mostra eficiente em acompanhar, orientar e capacitar, evidenciado no grau de satisfação do púlico interno, verificado pela pesquisa, e efetiva, pelo resultado do processo da contabilidade que, nos últimos 12 meses, apresenta baixo índice de registro da conformidade contábil “com ocorrência”.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this work is to show the level of satisfaction of the military staff concerning the technical support delivered by 3aICFEx (3 rd Army ́s Accounting and Finances Agency). Such approach was chosen due to the large amount of complex legal norms in the public Administration to which the public agents are subject to. The purpose of this study is to measure the efficiency of the courses, guidance and requests performed by the 3aICFEx towards the Military Organizations under its influence. In order to answer the research questions and to reach the main goal, specific goals were designed, analyzing the general picture and the role of the ICFEx in the Administration. In order to do so, the bibliographic resources available were used. To each one of these specific goals were designed specific questions. In order to answer such questions, a survey was used, in which 190 people participated, including all levels of the Administration, from doers to CEO. The ready feedback experienced is aligned to the level of satisfaction of the agents to the work of the 3aICFEx. By mapping the demands directed to the 3aICFEx, it was possible to note that the majority of the demands were replied on time. On the other hand, a delay in some services like telephone calls was noiced, which can be explained by the reduced number of staff allocated in such services compared to the number of Military Organizations supported: 74. Concerning the training services, the attending courses are appreciated, the distance ones, which are untutored, are considered more appropriate due to its continuous availability. In conclusion, it was made possible to allude that the 3aICFEx is effective to follow, to guide and to qualify the military staff, as we can see from the level of satisfaction which came up. Also, it was shown that the accounting services were effective, which can be proved by the low incidence of negative occurrences in the past 12 months.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSatisfação do público interno com o apoio prestado pela 3a ICFEXpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM_QCO_2019_Cap Bagetti.pdf781,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.