Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4857
Autor(es): Gomes, Ronaldo Tavares
Título: Análise do poema "A Catedral", de Alphonsus de Guimaraens
Informação relacionada: O auotr, graduado em Letras (Português e Espanhol) pela UFMG, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela UEMG e Professor de Espanhol no Colégio Militar de Belo Horizonte. E-mail: portenho@click21.com.br
Tipo: Artigo
Data do documento: 2019
Descrição: Apesar da obra poética de Afonso Henriques da Costa Guimarães perpassar apenas três temas básicos: morte da amada, pena de si mesmo e religiosidade, ele representou um dos grandes autores do Simbolismo no Brasil. Adotou o nome literário de Alphonsus de Guimaraens, mais musical e simbolista para sua figura poética. Dedicou-se à literatura com maior intensidade, após 1906, já juiz em Mariana, onde passou a residir. Para ressaltar a riqueza e o alto teor das impressões simbolistas deste admirado mineiro de Ouro Preto, propõe-se esta análise do poema “A Catedral”. Nesta poesia, poder-se-á perceber o lirismo místico, a fuga da realidade, a técnica, a musicalidade e a ruptura com a concepção parnasiana, trabalhados por ele de forma magistral.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia brasileira
Simbolismo (Movimento literário)
Alphonsus de Guimaraens
Aparece nas coleções:DECEX: DEPA: CMBH: PRODUÇÃO CIENTÍFICA: TRABALHOS CORPO DOCENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do poema - Veritasv1n1.pdf79,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.