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dc.contributor.authorGomes, Ronaldo Tavares-
dc.date.accessioned2019-11-14T16:26:47Z-
dc.date.available2019-11-14T16:26:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2175-1447-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4857-
dc.descriptionApesar da obra poética de Afonso Henriques da Costa Guimarães perpassar apenas três temas básicos: morte da amada, pena de si mesmo e religiosidade, ele representou um dos grandes autores do Simbolismo no Brasil. Adotou o nome literário de Alphonsus de Guimaraens, mais musical e simbolista para sua figura poética. Dedicou-se à literatura com maior intensidade, após 1906, já juiz em Mariana, onde passou a residir. Para ressaltar a riqueza e o alto teor das impressões simbolistas deste admirado mineiro de Ouro Preto, propõe-se esta análise do poema “A Catedral”. Nesta poesia, poder-se-á perceber o lirismo místico, a fuga da realidade, a técnica, a musicalidade e a ruptura com a concepção parnasiana, trabalhados por ele de forma magistral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de Belo Horizontept_BR
dc.relationO auotr, graduado em Letras (Português e Espanhol) pela UFMG, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela UEMG e Professor de Espanhol no Colégio Militar de Belo Horizonte. E-mail: portenho@click21.com.brpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectSimbolismo (Movimento literário)pt_BR
dc.subjectAlphonsus de Guimaraenspt_BR
dc.titleAnálise do poema "A Catedral", de Alphonsus de Guimaraenspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.editionRevista Veritas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DEPA: CMBH: PRODUÇÃO CIENTÍFICA: TRABALHOS CORPO DOCENTE

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