Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4856
Autor(es): Ramos, Fernando Carvalho
Título: Dicas, macetes e analogias : identifique-os e divulgue!
Informação relacionada: O autor, mestre em Ensino de Matemática. Cap QCO e Professor de Matemática no Colégio Militar de Belo Horizonte. E-mail: fercarramos@globo.com
Tipo: Artigo
Data do documento: 2009
Descrição: O presente relato tem como objetivo divulgar dicas, macetes e analogias que procuramos utilizar em nossa prática pedagógica e identificar, por meio da contribuição de professores de Matemática e acadêmicos dos cursos de licenciatura, outras dicas, novos macetes e analogias pertinentes que facilitem o ensino-aprendizado de Matemática, favorecendo e enriquecendo a contextualização e propiciando interdisciplinaridade entre os conteúdos de Matemática e de outras disciplinas. Consideramos que as dicas são oriundas da análise do conteúdo com o objetivo de diminuir o caminho ou criar atalhos para chegar ao resultado com menos esforço e tempo, os macetes são criados quando se encontra uma palavra ou expressão que, relacionada com um determinado conteúdo, facilita a explicação por parte do professor e a memorização pelo aluno e as analogias são efetivadas quando se relaciona o conteúdo estudado, no caso de Matemática, com outro conteúdo, seja na própria Matemática ou em outra disciplina ou área, ocorrendo, nesse caso, interdisciplinaridade. O assunto em questão é relevante na formação e no aperfeiçoamento dos professores de Matemática e infelizmente não é referendado nos livros didáticos e dificilmente se encontra uma publicação que aborde este assunto. Quanto mais livros didáticos e apostilas o professor receber e ler, quanto mais dicas, macetes e analogias o professor conhecer e quanto maiores forem o conhecimento do conteúdo, a experiência e a criatividade do professor, maiores serão as chances de serem criadas novas dicas, novos macetes e novas analogias que enriquecerão sua prática pedagógica e facilitarão o relacionamento professor-aluno. A busca pela melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem de Matemática por meio da utilização de dicas, de macetes e de analogias em sala de aula, independentemente do assunto, faz com que professores e pesquisadores, em constante aperfeiçoamento, tornem o ensino mais agradável e atraente, motivando assim, a aprendizagem da Matemática e o surgimento de novos amantes e professores de Matemática.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e Ensino
Analogias
Aparece nas coleções:DECEX: DEPA: CMBH: PRODUÇÃO CIENTÍFICA: TRABALHOS CORPO DOCENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dicas, macetes e analogias - Veritasv1n1.pdf100,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.