Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Sérgio Luiz Augusto de-
dc.contributor.authorOliveira, Douglas Esteves-
dc.date.accessioned2019-03-27T14:11:48Z-
dc.date.available2019-03-27T14:11:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3236-
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre a inserção do sexo feminino da linha de ensino militar bélico nos cursos e estágios da área de emprego operacional do Exército Brasileiro. Uma vez que há profunda carência de pesquisas científicas acerca do tema, o trabalho propõe um conjunto de eixos estruturantes capazes de permitirem a plena inserção das mulheres em atividades técnico-pedagógicas operacionais destinadas à desenvolver a capacitação em determinada área do conhecimento ou habilitar o discente à ocupação de cargos específicos. Neste sentido, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, coleta documental e procedimentos experimentais, compostos por entrevistas exploratórias e questionários. A dissertação apresenta um breve histórico da presença feminina nas Forças Armadas e polícias brasileiras, latino-americanas, norte-americana e no Sistema Colégio Militar do Brasil. Também descreve a experiência dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte na inserção do sexo feminino nos cursos e estágios operacionais e analisa os resultados alcançados pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército e pela Academia Militar das Agulhas Negras com a primeira turma do sexo feminino da linha de ensino militar bélico nos eixos estruturantes do Plano de Inserção do Sexo Feminino da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro. Por meio dos instrumentos de pesquisa, os dados foram analisados e apresentados como forma de avaliação do atual método de inserção das escolas de formação e como subsídio para a elaboração da proposta de cartilha de orientações para os estabelecimentos de ensino da linha de ensino técnico-militar. A partir do presente estudo, atestou-se a necessidade de capacitação do corpo docente e discente, além de todos os envolvidos nas organizações militares que possuem mulheres em seus quadros. O aprimoramento dos procedimentos e métodos relacionados a este público, permitirá mitigar e combater os desafios que são enfrentados por países amigos com mulheres já consolidadas em seus quadros operativos. Ante ao exposto, a presente pesquisa científica pretende colaborar com as escolas de formação e especialização ao propor procedimentos e condutas, além de identificar vulnerabilidades, na inserção do sexo feminino nas atividades de cunho operacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present research deals with the insertion of females from the belic line education in the courses and training of the operational deployment area of the Brazilian Army. As there is a gap of scientific research on the subject, the employment proposes a set of structuring lines capable of allowing full insertion of women in technical-pedagogical operational activities to develop the training in a certain area of knowledge or to enable the student occupy of specific positions. Furthermore, we used bibliographical research, documentary collection and experimental procedures, composed by exploratory interviews and surveys. The dissertation presents a brief history of the feminine presence in the Army into brazilian Army and Military College, latin american countries, North Atlantic Treaty Organization countries and Unites States of America. It also describes the experience of the North Atlantic Treaty Organization member countries in the integration of women in the courses and operational training and analyzes the results achieved by Escola Preparatória de Cadetes do Exército and Academia Militar das Agulhas Negras with the first female group in the belic line in the structuring of “Plano de Inserção do Sexo Feminino da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro”. Through the research instruments, the data were analyzed and presented as a way of evaluating the current method of insertion in training schools and as a subsidy to feed and improve the preparation of the technical-military education system. Based on the present study, it has demonstrated the need for training of faculty and students, as well as all those involved in military organizations that have women in their staff. The improvement of the procedures and methods related to this public is going to allow to mitigate and overcome the challenges that are faced by friendly countries with women already consolidated in their operative tables. On the whole, the present scientific research intends to collaborate with the training and specialization schools when proposing procedures and conducts, besides identifying vulnerabilities, in the insertion of the female into activities of operational nature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMilitares do sexo femininopt_BR
dc.subjectCursos e estágios da área de emprego operacionalpt_BR
dc.subjectLinha de ensino militar bélicopt_BR
dc.titleA inserção do sexo feminino da linha de ensino militar bélico nos cursos e estágios da área de emprego operacional do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. Este trabalho é de caráter sigiloso. Seu acesso é restrito virtualmente. O seu acesso se dá somente na Biblioteca da EsAO.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DM - Douglas Oliveira_Restrito.pdf138,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.