Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/2887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Nadja de Assis-
dc.contributor.authorJoaquim, Carlos Eduardo de Lima-
dc.date.accessioned2019-02-25T15:58:23Z-
dc.date.available2019-02-25T15:58:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/2887-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O ensino a distância associado à tecnologia da informação e comunicação tornou-se uma forma de transmissão do conhecimento amplamente utilizada na atualidade. O presente estudo objetiva contribuir para a execução dos objetivos estratégicos da Força enquanto relacionados ao maior desafio do ensino a distância, a condução efetiva das atividades de aperfeiçoamento contínuo do público adulto da Força Militar Terrestre. O presente trabalho apresenta questionamentos sobre as técnicas e estratégias na condução da atividade de ensino-aprendizagem utilizando os supracitados recursos tecnológicos. Em seguida, é realizada uma análise de corporações que almejaram sucesso na condução das atividades de ensino a distância, identificando pontos comuns que contribuíram para o sucesso dessas organizações. Questionário submetido ao público participante do Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM), após sofrer tabulação e ser organizado em forma de gráficos, contribuiu para a percepção da experiência de usuário existente na atual plataforma, permitindo elencar possíveis óbices, identificar melhores práticas adotadas pelos casos de sucesso e elaborar recomendações para a aplicação eficiente da tecnologia da informação e comunicação associada aos processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Distance education associated with information and communications technology has become a widely used way of knowledge transfer. The current study aims to contribute to the implementation of the strategic objectives of the Brazilian Army while considering the greater challenge of distance education, effectively leading activities of continuous improvement of the adult public in the Military Ground Force. The current work presents questions about the techniques and strategies regarding the processes related to teaching-learning activity using the aforementioned technological resources. Next, an analysis of corporations that aimed at successfully conducting distance learning activities was carried out, identifying common points that contributed to the success of those organizations. Questionnaire submitted to the participants of the Military Improvement Course (CAM), after being tabulated and organized as graphs, contributed to the perception of the existing user experience in the current platform, allowing the identification of possible obstacles, identifying best practices adopted by success cases and elaborating recommendations for the efficient application of information technology and communication associated with the teaching-learning processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAperfeiçoamento contínuopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.titleEducação de adultos no sistema de ensino regular à distância do Exército Brasileiro-
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho-Carlos Eduardo de Lima Joaquim-EnviadoEm181101-TCC Aprovado.pdf829,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.