Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.authorRodriguez, Bruno Luiz Curti-
dc.date.accessioned2025-01-06T16:13:02Z-
dc.date.available2025-01-06T16:13:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14030-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractDesde o início da Operação Acolhida, a temática do acolhimento, juntamente com os eixos de esforços do controle da fronteira e da interiorização, tem sido fundamental para o apoio logístico e humanitário aos migrantes venezuelanos. Apesar da importância da dimensão desse trabalho, o amadurecimento operacional da missão fez com que o processo de interiorização de beneficiários se configurasse como o esforço protagonista, devido aos resultados na descompressão populacional no Estado de Roraima. Contudo, a Operação Acolhida apresenta poucos elementos de divulgação da interiorização. Acredita-se que o tempo destinado à formação das equipes de Comunicação da operação, que se altera a cada seis meses, possa ser um dos fatores dificultadores para a elaboração da ideia de uma campanha de comunicação voltada para as mídias sociais, de forma a abordar o processo de interiorização da Operação Acolhida. Portanto, o artigo apresenta a proposta do desenvolvimento de sugestões de ideias para um futuro plano comunicacional e a sugestão de um planejamento de calendário editorial para o Instagram da Operação Acolhida, no sentido de divulgar a linha de esforço da interiorização, considerando o potenciais parceiros e stakeholders na etapa de interiorização, tendo em vista a ampliação dos processos e a influência positiva na opinião pública.pt_BR
dc.description.abstractSince the beginning of Operation Acolhida, the theme of sheltering, along with the effort axes of border control and integration, has been fundamental for logistical and humanitarian support to Venezuelan migrants. Despite the importance of this work, the operational maturity of the mission has made the integration process of beneficiaries the leading effort, due to its results in relieving population pressure in the State of Roraima. However, Operation Acolhida has few communication elements promoting integration. It is believed that the time allocated to the training of the operation's Communication teams, which changes every six months, may be one of the factors hindering the development of a social media campaign focused on addressing the integration process of Operation Acolhida. Therefore, this article presents the proposal for developing suggestions for a future communication plan and the suggestion of an editorial calendar for Instagram for Operation Acolhida, aimed at promoting the interiorization effort, considering potential partners and stakeholders involved in this phase, with a view to expanding processes and positively influencing public opinion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOperação Acolhidapt_BR
dc.subjectInteriorizaçãopt_BR
dc.subjectPlano de comunicação integradapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleEstratégias comunicacionais em apoio à interiorização de beneficiários da Operação Acolhidapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM APOIO À INTERIORIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DA OPERAÇÃO ACOLHIDA.pdf338,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.