Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Rogério de Amorim-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Anselmo de Sá-
dc.date.accessioned2024-12-23T14:19:50Z-
dc.date.available2024-12-23T14:19:50Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14003-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de Especialista em Ciências Militarespt_BR
dc.description.abstractA ascensão da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos no século XXI transformou radicalmente a maneira como interagimos, trabalhamos e vivemos. Este trabalho tem a intenção de apresentar uma análise sobre a Liderança Estratégica Militar e sua relação com o surgimento dessas novas tecnologias, especialmente as mídias sociais. Pretende-se empreender uma reflexão de como a liderança militar é exercida atualmente e sua influência, considerando o impacto das inovações tecnológicas e das plataformas de mídia sociais como ferramentas cada vez mais poderosas na comunicação e interação social, tanto dentro do meio militar quanto na sociedade em geral. Neste sentido, pensar ainda como o Exército Brasileiro, uma instituição com valores e tradições profundamente enraizados, com sua estrutura vertical, hierarquizada e tradicionalmente hegemônica (Castro, 2004) está sujeito a transformações, inovações e mudanças, buscando assimilar essas novas tecnologias em proveito de um maior dinamismo, velocidade e capilaridade, no intuito de atingir seus objetivos estratégicos sem comprometer seu ethos militar. Neste escopo, procurar entender como a Força lidou com essas novas ferramentas sociais e como tem procurado exercer a liderança estratégica neste ambiente. Para tanto foi realizado um trabalho de pesquisa qualitativa, uma vez que o assunto tratado é de difícil mensuração numérica, bem como a representação do fenômeno deve ser reproduzido no contexto real de utilização, o que permitiu demonstrar a forma como a Liderança Estratégica Militar pode influenciar outros líderes em diversos níveis, atuando na chefia e na condução do Exército Brasileiro para realizar as tarefas constitucionais que lhe são atribuídas e na perfeita sinergia com os anseios da sociedade. Os resultados podem contribuir para um melhor direcionamento das práticas exercidas nas lideranças estratégicas militares no intuito de atingir os objetivos estratégicos militares em diversos campos de atuaçãopt_BR
dc.description.abstractEl auge de la tecnología y los dispositivos electrónicos en el siglo XXI ha transformado radicalmente la forma en que interactuamos, trabajamos y vivimos. Este trabajo pretende presentar un análisis del Liderazgo Estratégico Militar y su relación con el surgimiento de estas nuevas tecnologías, especialmente las redes sociales. Pretende se empreender uma reflexão de como a liderança militar é exercida atualmente e sua influência, considerando o impacto das inovações tecnológicas e das plataformas de mídia sociais como ferramentas cada vez mais poderosas na comunicação e interação social, tanto dentro do meio militar quanto na sociedade en general. En este sentido, pensar cómo el Ejército brasileño, institución con valores y tradiciones profundamente arraigadas, con su estructura vertical, jerárquica y tradicionalmente hegemónica (Castro, 2004), está sujeto a transformaciones, innovaciones y cambios, buscando asimilar estas nuevas tecnologías en beneficio de un mayor dinamismo, velocidad y capilaridad, a fin de alcanzar sus objetivos estratégicos sin comprometer su espíritu militar. En este ámbito, buscar comprender cómo la Fuerza abordó estas nuevas herramientas sociales y cómo ha buscado ejercer un liderazgo estratégico en este entorno. Para ello se realizó un trabajo de investigación cualitativo, ya que el tema abordado es difícil de medir numéricamente, así como la representación del fenómeno debe reproducirse en el contexto real de uso, lo que permitió demostrar la forma en que el Liderazgo Estratégico Militar puede influir en otros líderes en diferentes niveles, liderando y liderando el Ejército brasileño para el desempeño de las tareas constitucionales que le son asignadas y en perfecta sinergia con los deseos de la sociedad. Los resultados pueden contribuir a una mejor orientación de las prácticas llevadas a cabo por el liderazgo estratégico militar para lograr objetivos estratégicos militares en diferentes campos de actividad.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderança Militarpt_BR
dc.subjectLiderança Militar Nível Estratégicapt_BR
dc.subjectLiderança Estratégicapt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.titleO exercício da Liderança Estratégica Militar com o advento das mídias sociaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MO 7010 - Carlos ANSELMO de Sá Oliveira.pdf499,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.