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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Marcony Silva Farias de | - |
dc.contributor.author | Boff, Vinícius Parisotto | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T15:00:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T15:00:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13944 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar – EsSLog/CMVM, como requisito parcial de conclusão do Curso de Gestão de Material Bélico para Oficiais do Quadro de Material Bélico. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria de blindados é uma das mais avançadas tecnologicamente, com grande importância econômica e estratégica. No Brasil, a busca por competitividade e sustentabilidade econômica impulsiona a nacionalização de componentes, visando reduzir a dependência de importações e fortalecer a produção local. Este estudo analisa o processo de manutenção preventiva dos carros de combate da família Leopard, introduzidos no Exército Brasileiro nos anos 1990 e consolidados com a aquisição de 250 unidades do modelo Leopard 1A5 BR em 2008. O foco da pesquisa está na viabilidade de nacionalizar partes do processo de manutenção preventiva dessas viaturas, atualmente dependente de serviços e kits importados da empresa KNDS. O Manual Técnico da VBC CC Leopard 1 A5 BR detalha o processo de manutenção preventiva, dividido entre o chassi e a torre do carro, com diferentes níveis de complexidade, sendo as manutenções F1 e F2 realizadas pelo próprio operador e as F3, F4, e F5 conduzidas pela OM especializada ou pela KNDS. A pesquisa justifica-se pela necessidade de reduzir os custos elevados cobrados pela KNDS e de desenvolver uma alternativa nacional para o processo de manutenção, o que proporcionaria maior competitividade à indústria brasileira. Foram analisados os custos de manutenção em dois cenários: um com o serviço importado e outro com o serviço parcialmente nacionalizado, realizado pelo Pq R Mnt/3. Os resultados mostram que, em 2024, o custo da manutenção preventiva de quarenta viaturas pela KNDS foi de € 1.209.934,60, enquanto a manutenção de trinta e duas viaturas pela Pq R Mnt/3 custou € 18.481,36. Isso indica que o serviço importado é 65 vezes mais caro que a alternativa nacional. Essa diferença de custos sugere que a priorização da manutenção pela OM especializada pode gerar economias significativas e permitir investimentos na infraestrutura nacional para atender toda a frota blindada. A pesquisa conclui que a nacionalização parcial do processo de manutenção é viável e pode ser uma estratégia eficaz para reduzir custos e fortalecer a capacidade logística do Exército Brasileiro. No entanto, a continuidade da dependência de kits de manutenção importados permanece como um desafio. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem a possibilidade de nacionalizar os insumos necessários para esses kits, além de analisar o processo de manutenção corretiva para quantificar os custos de importação de peças de reposição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Nacionalização | pt_BR |
dc.subject | Manutenção preventiva | pt_BR |
dc.subject | Blindados | pt_BR |
dc.title | A viabilidade da nacionalização do processo de manutenção preventiva dos carros de combate da Família Leopard | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEx: DET Mil: ESSLOG: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS |
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