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dc.contributor.advisorDuarte, Rubens de Siqueira-
dc.contributor.authorLobo, Juvencio Antonio Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-10-25T10:54:22Z-
dc.date.available2024-10-25T10:54:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13883-
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola de Comando e Estado Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências Militares.pt_BR
dc.description.abstractQuais as visões sobre o meio ambiente estão presentes nos planos de disciplinas (PLADIS) das escolas de ensino superior do Exército Brasileiro no período de 2014 a 2022? A pergunta se deve ao fato de que um dos maiores desafios deste decênio vem sendo a crescente quantidade de impactos com causas ambientais. A perda de vidas e de recursos gera a necessidade de mobilização por parte dos governos que precisam estar preparados para responder à novas demandas diante da emergência climática. As Forças Armadas são um integrante importante da estrutura do Estado e por isso têm um papel importante a representar na capacidade de resiliência necessária para enfrentamento da crise ambiental. Compreender o modo como esse grupo é treinado para suportar a essa demanda importa, por refletir como o país é capaz de dar segurança aos seus cidadãos. Para tanto, este trabalho é desenvolvido em duas partes. A primeira parte, de revisão bibliográfica, busca refletir primeiro sobre a relação entre meio ambiente e defesa, para depois analisar como a formação militar se reflete na condução das políticas públicas, particularmente as relacionadas à gestão da defesa nacional. A segunda parte, de análise documental, se ocupa com a análise dos assuntos relativos ao meio ambiente nos Planos Disciplinares (PLADIS) das três escolas de ensino superior do Exército de 2014 a 2022. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT What points of view related to the environment are part of the Curriculum Plans (PLADIS) of the Brazilian Army's Higher Education Institutions from 2014 to 2022? This question arises from one of the greatest challenges of this decade, the increasing number of impacts with environmental consequences. The loss of lives and resources urge government mobilization that must be prepared to answer new climate emergency demands. The Armed Forces are a significant component of the State's structure, and they play an important role when addressing the environmental crisis resiliently. Understanding how this organization is trained to meet this demand is fundamental because it reflects how the country can ensure safety to its citizens. Thus, this study is carried out in two parts: the first part is a literature review aiming to reflect on the relationship between environment and Defense in order to analyze how military training reflects on implementing public policies, particularly those related to the National Defense Management. The second part is a document analysis focusing on examining environment-related topics comprised in the Curriculum Plans (PLADIS) of three Higher Education Institutions of the Army from 2014 to 2022 in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDefesapt_BR
dc.subjectGestão da defesa nacionalpt_BR
dc.subjectForças armadaspt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.titleVisão ambiental na formação dos oficiais de carreira do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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