Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Filho, Alexandre Cals Theophilo Gaspar de-
dc.contributor.authorMatos Junior, Antônio Carlos de-
dc.date.accessioned2024-07-02T14:23:05Z-
dc.date.available2024-07-02T14:23:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13731-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para conclusão da graduação em Educação Física na Escola de Educação Física do Exército.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A ansiedade é uma emoção comum que desempenha um papel importante na vida das pessoas, podendo variar em intensidade e frequência. No contexto esportivo, a ansiedade desempenha um papel crucial no desempenho dos atletas. Com isso, esse estudo se propõe a analisar a influência dos níveis de ansiedade pré competitiva e autoconfiança nas provas práticas do Curso de Monitor da Escola de Educação Física do Exército. MÉTODOS: O estudo possui desenho quase experimental com amostra composta por 29 militares matriculados no Curso de Monitor, do sexo masculino e com idades entre 20 e 30 anos. Foi aplicado o questionário CSAI-2 para avaliar os níveis de ansiedade 15 minutos antes das seguintes provas práticas: Pista de Pentatlo Militar, natação e combate corpo a corpo. Os dados foram analisados estatisticamente, usando análise de regressão linear, para identificar a correlação entre a ansiedade e o desempenho nas provas. Para comparação das variáveis foi utilizado nível de significância α = 5%. RESULTADOS: Em todas as provas práticas analisadas, não houve correlação estatisticamente significante em relação aos níveis de ansiedade, sendo p>0,05. Contudo houve correlação estatisticamente significante para os níveis de autoconfiança. CONCLUSÃO: A autoconfiança afetou positivamente no desempenho das provas práticas do Curso de Monitor, entretanto a ansiedade não influenciou no desempenho esportivo dos alunos._______________________________________________________________________________INTRODUCTION: Anxiety is a common emotion that plays an important role in people's lives and can vary in intensity and frequency. In the sporting context, anxiety plays a crucial role in athletes' performance. However, few studies have analyzed the influence of anxiety on sports performance, focusing on military personnel. The objective of this study was to analyze the influence of pre-competitive anxiety levels in the practical tests of the Monitor Course at the Army School of Physical Education. METHODS: The study uses a quasi-experimental design with a sample composed of 29 military personnel enrolled in the Monitor Course, male and aged between 20 and 30 years. CSAI-2 Questionnaire will be administered to assess anxiety levels moments before the practical tests, which include Military Pentathlon Track, swimming and hand-to-hand combat. The data will be analyzed statistically, using linear regression analysis, to identify the correlation between anxiety and test performance. To compare variables, a significance level of α = 5% was used. RESULTS: In all practical tests analyzed, there was no statistically significant correlation, with p>0.05. However, there was a statistically significant correlation for levels of self-confidence CONCLUSION: Self-confidence positively affected performance in the practical tests of the Monitor Course, however anxiety did not influence the students' sporting performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnsiedade esportivapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAutoconfiançapt_BR
dc.titleRelação de ansiedade pré competitiva e autoconfiança no desempenho em provas práticas do Curso de Monitor de Educação Física da Escola de Educação Física do Exércitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX:CCFEX: ESEFEX

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS_TCC.pdf611,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.