Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrea, Plínio Artigas-
dc.contributor.authorMoreira, Túlio Henrique dos Reis-
dc.date.accessioned2024-05-29T14:16:39Z-
dc.date.available2024-05-29T14:16:39Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.citationMOREIRA, Túlio Henrique dos Reis. MEDIDAS DE DESCARTE E GESTÃO DE FLUIDOS LUBRIFICANTES DA CAIXA DE TRANSMISSÃO PRINCIPAL DOS HELICÓPTEROS. 2022. 11 f. Artigo (Tecnólogo em Sistemas Mecânicos de Aeronaves) – Curso de Formação e Graduação de Sargentos, Aviação Manutenção, Centro de Instrução de Aviação do Exército, Taubaté, SP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13712-
dc.description1 Artigo apresentado em 07 de outubro de 2022 ao Centro de Instrução de Aviação do Exército como re-quisito parcial para obtenção do Grau Tecnólogo em Sistemas Mecânicos de Aeronaves. 2 Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos – Av Mente. Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). E-mail: tuliohenrique142@hotmail.compt_BR
dc.description.abstractAs modernizações e avanços tecnológicos na qual a indústria tem alcançado te sido um ponto crítico de observação do espectro ambiental uma vez que a cada nova tecnologia o consumo e a produção de resíduos é maior o que torna a indústria e atividades relacionadas, como a aviação, potenciais agentes poluidores ambientais e, por isso, devem estar alinhadas com as políticas de proteção do meio ambiente além de adotar uma postura responsável quanto aos procedimentos de manutenção e gestão dos resíduos gerados. Devido à grande importância do tema deste trabalho científico, o presente estudo teve como objetivo geral (principal) analisar os impactos e a correta forma de descarte do óleo de lubrificação da Caixa de Transmissão Principal (CTP) da aeronave Fennec (AS 550 A2). O presente trabalho consistiu em uma pesquisa básica de abordagem qualitativa, e, a partir de análise e leituras exploratórias foi realizada a revisão bibliográfica para a coleta e interpretação dos dados obtidos. Ao fim desse estudo, concluiu-se que é necessário ter um olhar mais criterioso sobre os resíduos perigosos gerados na manutenção das aeronaves do Exército uma vez que são resíduos altamente contaminantes e nocivos ao meio ambiente e as consequências do descarte irregular são graves e se perpetuam a longo prazo. Esse estudo, no entanto, focou restrito apenas ao óleo usado na lubrificação da CTP das aeronaves Fennec por serem as aeronaves que possuem maior frota da Aviação do Exército (AvEx).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHelicópterospt_BR
dc.subjectLubrificantept_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.titleMedidas de descarte e gestão de fluidos lubrificantes da caixa de transmissão principal dos helicópterospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.license"É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra."pt_BR
Aparece nas coleções:INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
- Artigo Científico - Al Túlio.pdfcfgsavmnt_2022_tulio650,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.