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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Angela Nogueira-
dc.contributor.authorLima, Lucas Gomes Alves Guerra-
dc.date.accessioned2024-04-09T12:49:02Z-
dc.date.available2024-04-09T12:49:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13621-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para conclusão da graduação em Educação Física na Escola de Educação Física do Exército.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO:. treinar um atleta de alto rendimento deve incluir, além dos aspectos técnicos, de aptidão física e táticos, o treinamento das habilidades psicológicas. A capacidade em manter o controle emocional antes de uma competição é um fator notado por atletas e treinadores como fundamental para o êxito no desempenho esportivo. OBJETIVO:verificar a variância da regulação emocional na percepção do desempenho em competição classificatória e o efeito da reação emocional no desempenho esportivo na Copa do Mundo de 2023 em atletas do Exército Brasileiro. MÉTODOS: o presente estudo trata-se de uma pesquisa transversal e exploratória, aprovada pelo CEP-CCEFx (parecer 6.043.182). A pesquisa foi composta por duas etapas. Na primeira, participaram 31 atletas, que disputaram as provas de seleção para o Campeonato Mundial de Tiro de 2023. Cada atleta respondeu àsversões brasileiras da CognitiveEmotionsRegulationQuestionnairee DifficultiesEmotionsRegulationScale, além de um questionário demográfico. Na segunda etapa, 13 atletas participaram da pesquisa, e responderam ao Self Assessment Manikin. Foram usados os testes ANOVA oneway e post hoc de Tuckey,Kruskall-Wallis e post hoc de Dunn para analisar variância da regulação emocional nas diferentes percepções de desempenho; uma ANCOVA para melhor exploração dos resultados significantes anteriormente encontrado; uma análise de regressão múltipla para verificar influência da reação emocional no desempenho da prova.RESULTADOS: Em relação à percepção de desempenho apenas a variável ruminação varia entre os grupos (abaixo/muito abaixo da média; na média; acima/muito acima da média), sem efeito do tempo de prática da modalidade, situação atlética e sexo biológico. Desta forma, são mais próximos da percepção do desempenho e, por isso, possuem mais influência do que os demais. Com relação ao resultado das provas, não se pode afirmar que a reação emocional teve influênciasobreesse desfecho.CONCLUSÃO: a ruminação esteve mais presente entre atletas que se julgavam com desempenho abaixo da média de seus pares. Não foram observados efeitos da reação emocional em suas dimensões hedônicas na pontuação final dos atletas da amostra.___________________________________________INTRODUCTION: Training a high-performance athlete should include, in addition to technical, physical, and tactical aspects, the development of psychological skills. The ability to maintain emotional control before a competition is a factor recognized by athletes and coaches as crucial for success in sports performance AIMS: Examining the variance of emotional regulation in the perception of performance in qualifying competitions and the impact of emotional reactions on sports performance in the 2023 World Cup among athletes from the Brazilian Army. METHODS: The present study is a cross-sectional and exploratory research approved by the CEP-CCEFx (opinion 6.043.182). The research consisted of two stages. In the first stage, 31 athletes who competed in the qualifying rounds for the 2023 World Shooting Championship participated. Each athlete answered the Brazilian versions of the Cognitive Emotions Regulation Questionnaire and Difficulties Emotions Regulation Scale, in addition to a demographic questionnaire. In the second stage, 13 athletes took part in the study and responded to the Self-Assessment Manikin. One-way ANOVA and post hoc Tukey tests, Kruskall-Wallis, and post hoc Dunn tests were used to analyze the variance of emotional regulation in different performance perceptions. ANCOVA was employed for a more in-depth exploration of previously significant results, and multiple regression analysis was conducted to assess the influence of emotional reaction on performance in the competition. RESULTS: Regarding performance perception, only the variable of rumination varies among the groups (below/much below average; on average; above/much above average), with no effect of the time of practice in the sport, athletic situation, or biological sex. Therefore, they are closer to the performance perception and, as a result, have more influence than the others. Concerning the competition results, it cannot be stated that emotional reaction had an influence on this outcome. CONCLUSION: Rumination was more prevalent among athletes who perceived themselves as having below-average performance compared to their peers. No effects of emotional reaction were observed in their hedonic dimensions on the final scores of the athletes in the sample.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectPercepção de desempenhopt_BR
dc.subjectTiro esportivopt_BR
dc.titleEmoções e desempenho no tiro esportivo em atletas do Exército Brasileiro : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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