Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Portugal, Luiz Felipe | - |
dc.contributor.author | Vieira, Francisco Robson do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Dierings, Glaucia Lenita | - |
dc.contributor.author | Silva, Marina Chaves | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Patryne Garcia | - |
dc.contributor.author | Costa, Vinicius Aguiar da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T18:27:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T18:27:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13605 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Física e Matemática ocorre muitas vezes através da simples memorização de fórmulas ou da repetição automatizada de procedimentos em situações descontextualizadas. No entanto, as situações e os desafios que os jovens terão de enfrentar no âmbito escolar, no mundo do trabalho e na sociedade fazem parte de um processo complexo, exigindo que os estudantes desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, permitindo-os reconhecer e resolver problemas, buscar e selecionar informações. Diante disso, é notório a necessidade de se promover a aprendizagem significativa por meio de abordagens pedagógicas que considerem os conhecimentos prévios e sua interação com os novos conhecimentos, a proposição de perguntas para levar o aluno à reflexão, a utilização dos erros para a aprendizagem e a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A proposta deste trabalho é realizar uma revisão da literatura para discutir a temática da aprendizagem significativa no contexto do ensino de Física e da Matemática. Além disso, apresenta-se uma proposta de ensino que promova de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino da Função Quadrática e das aplicações físicas no lançamento de projéteis, o que está relacionado à atividade militar. A sequência de ensino pode ser colocada em prática em turmas de Ensino Médio do Colégio Militar e de alunos da EsPCEx. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | O papel da contextualização e interdisciplinaridade para uma aprendizagem significativa de física e matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Grupo11_2023.pdf | 843,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.