Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortugal, Luiz Felipe-
dc.contributor.authorVieira, Francisco Robson do Nascimento-
dc.contributor.authorDierings, Glaucia Lenita-
dc.contributor.authorSilva, Marina Chaves-
dc.contributor.authorBarbosa, Patryne Garcia-
dc.contributor.authorCosta, Vinicius Aguiar da-
dc.date.accessioned2024-04-01T18:27:08Z-
dc.date.available2024-04-01T18:27:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13605-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Física e Matemática ocorre muitas vezes através da simples memorização de fórmulas ou da repetição automatizada de procedimentos em situações descontextualizadas. No entanto, as situações e os desafios que os jovens terão de enfrentar no âmbito escolar, no mundo do trabalho e na sociedade fazem parte de um processo complexo, exigindo que os estudantes desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, permitindo-os reconhecer e resolver problemas, buscar e selecionar informações. Diante disso, é notório a necessidade de se promover a aprendizagem significativa por meio de abordagens pedagógicas que considerem os conhecimentos prévios e sua interação com os novos conhecimentos, a proposição de perguntas para levar o aluno à reflexão, a utilização dos erros para a aprendizagem e a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A proposta deste trabalho é realizar uma revisão da literatura para discutir a temática da aprendizagem significativa no contexto do ensino de Física e da Matemática. Além disso, apresenta-se uma proposta de ensino que promova de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino da Função Quadrática e das aplicações físicas no lançamento de projéteis, o que está relacionado à atividade militar. A sequência de ensino pode ser colocada em prática em turmas de Ensino Médio do Colégio Militar e de alunos da EsPCEx.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO papel da contextualização e interdisciplinaridade para uma aprendizagem significativa de física e matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupo11_2023.pdf843,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.