Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, André Frangulis Costa-
dc.contributor.advisorSantos, Elaine Cristina Silva dos-
dc.contributor.advisorFerraz, Melina da Silva-
dc.contributor.authorMonteiro, Matheus Stuart Escobar-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:56:04Z-
dc.date.available2023-12-21T14:56:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12955-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos do "Four Skills Project" (4SP), uma atividade didática desenvolvida pela Cadeira de Inglês da AMAN e aplicada aos cadetes do Curso Básico em 2021. O estudo buscou avaliar a efetividade do projeto no aprimoramento das suas competências linguísticas em inglês, abarcando a compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, assim como sua motivação e engajamento em relação ao estudo de idiomas. Ao longo deste trabalho, foi descrita a metodologia do 4SP e suas etapas. Em seguida, foram apresentados e analisados os dados coletados através das respostas obtidas junto aos cadetes participantes. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, no intuito de investigar a percepção desses alunos sobre o projeto vivenciado. Para melhor representar a opinião dos cadetes, o questionário aplicado conteve perguntas objetivas e dissertativas, cujas respostas foram representadas em gráficos. Esta pesquisa justifica-se pela importância do idioma inglês no contexto militar, especialmente em missões realizadas fora do território nacional. Dessa forma, torna-se evidente a relevância deste estudo, uma vez que ao avaliar os impactos do 4SP na aquisição e aprimoramento das habilidades linguísticas, o trabalho contribuirá para a análise crítica e o aperfeiçoamento das metodologias de ensino de idiomas no contexto militar. Ao final desta monografia, os objetivos propostos e as hipóteses previstas foram confirmados, uma vez que, sob a perspectiva dos cadetes do 1º Ano de 2021, o "Four Skills Project" facilitou a aprendizagem da língua e contribuiu para o desenvolvimento das habilidades linguísticas no idioma estrangeiro em questão. ______________________________________________________________________________________ The present research aimed to investigate the effects of the "Four Skills Project" (4SP), a didactic activity developed by the English Department of AMAN and implemented with cadets in the Basic Course in 2021. The study sought to evaluate the effectiveness of the project in enhancing their English language skills, encompassing listening comprehension, speaking, reading comprehension, and writing, as well as their motivation and engagement towards language study. Throughout this work, the methodology of 4SP and its stages were described. Subsequently, the data collected through responses obtained from participating cadets were presented and analyzed. The research followed a qualitative approach, aiming to investigate these students' perception of the experienced project. To better represent the cadets' opinions, the administered questionnaire contained both objective and open-ended questions, with the responses represented in graphics. This research is justified by the importance of the English language in the military context, particularly in missions conducted outside the national territory. Thus, the relevance of this study becomes evident, as it will contribute to the critical analysis and improvement of language teaching methodologies in the military context by assessing the impacts of 4SP on language acquisition and enhancement of linguistic skills. At the end of this monograph, the proposed objectives and anticipated hypotheses were confirmed, as the "Four Skills Project," from the perspective of the cadets of the 1st Year in 2021, facilitated language learning and contributed to the development of language skills in the respective foreign language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFour skills projectpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titlePercepções dos cadetes do 1º ano de 2021 sobre o “four skills project” desenvolvido pela cadeira de inglês da AMANpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9391 Matheus Stuart Escobar Monteiro.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.