Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, : Gabriel Soares-
dc.contributor.advisorBarbosa, Lucas Félix-
dc.contributor.advisorCoelho, Lucas Cardoso-
dc.contributor.authorAraújo, Julio Henrique De Bonis-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:48:18Z-
dc.date.available2023-11-29T14:48:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12838-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractA intenção deste trabalho é utilizar o exemplo da ferrovia EF-116 TPS, Tronco Principal Sul, e as consequências causadas pela linha no desenvolvimento da região Sul do Brasil a partir da sua inauguração até os dias de hoje com o objetivo de apresentar o impacto econômico do modal e por que a construção de ferrovias deveria ser incentivado no Brasil, uma vez que o País possui extensões continentais que dificultam o transporte e portanto necessita me métodos que tornem a distância menos impactante na economia. Ao mesmo tempo em que é apresentado o trabalho dos Batalhões de Engenharia de Construção na construção da linha, com especial atenção ao 2º Batalhão Ferroviário, com a intenção de provar que, mesmo que a participação da Engenharia Militar não seja essencial para a conclusão de obras de infraestrutura, ela possui qualidades intrínsecas que podem ser exploradas com o objetivo de obter resultados mais eficientes em relação à empreendimentos da iniciativa privada. Utilizando uma metodologia histórica durante a produção do trabalho e através da coleta de dados foi possível observar que realmente o esforço realizado pelo 2º Batalhão Ferroviário se comprovou mais de uma vez, assim como suas capacidades, entretanto o mesmo não pode ser dito do impacto do Tronco Principal Sul para a Região Sul do país, sendo que no mesmo período de tempo da sua inauguração, a grande maioria das ferrovias no país estavam entrando em estado de desuso e desmantelamento por conta de novas políticas rodoviaristas que o País estava tomando com a finalidade de impulsionar a produção de automóveis. Mas apesar de o exemplo para comprovar a eficiência do modal ferroviário não ter sido fornecido pelo Tronco Principal Sul, um estudo analítico sobre as capacidades médias de transporte de carga em relação ao custo e o relacionamento entre a presença de ferrovias e altos padrões de desempenho econômico de outras regiões comprovou que o ocorrido com a malha ferroviária do região Sul do Brasil, assim como de todo o resto do país nas décadas de 1950 e 1960 foium caso excêntrico, que inclusive foi percebido e atualmente existem projetos de lei de expansão e concessão de linhas ferroviárias justamente para viabilizar meios de transporte mais eficientes no Brasil. _________________________________________________________________________________ The intention of this work is to use the example of the EF-116 TPS railway, Tronco Principal Sul, and the consequences caused by the line in the development of the southern region of Brazil from its inauguration to the present day, with the objective of presenting the economic impact of the modal and why the construction of railroads should be encouraged in Brazil, since the country has continental extensions that make transport difficult and therefore needs methods that make distance less impactful on the economy. At the same time that the work of the Construction Engineering Battalions in the construction of the line is presented, with special attention to the 2nd Railway Battalion, with the intention of proving that, even if the participation of Military Engineering is not essential for the conclusion of works infrastructure, it has intrinsic qualities that can be exploited with the aim of obtaining more efficient results in relation to private enterprise undertakings. Using a historical methodology during the production of the work and through data collection, it was possible to observe that the effort made by the 2nd Railway Battalion was proven more than once, as well as its capabilities, however the same cannot be said of the impact of the Trunk Main South for the South Region of the country, and in the same period of time of its inauguration, the vast majority of the railways in the country were entering a state of disuse and dismantling due to new road policies that the Country was taking with the purpose of boost car production. But despite the fact that the example to prove the efficiency of the railway modal was not provided by Tronco Principal Sul, an analytical study on the average capacities of freight transport in relation to the cost and the relationship between the presence of railways and high standards of economic performance from other regions proved that what happened to the railway network in the southern region of Brazil, as well as the rest of the country in the 1950s and 1960s, was an eccentric case, which was even noticed and currently there are expansion and concession law projects of railway lines precisely to enable more efficient means of transport in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTronco principal sulpt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectBatalhão ferroviáriopt_BR
dc.subjectArma de engenhariapt_BR
dc.titleA construção da EF-116 tps pelo 2º batalhão ferroviário e a sua importância para o desenvolvimento regionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julio Henrique de Bonis Araujo.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.