Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMayer, Luciana-
dc.contributor.advisorMiranda, Wesley Soares Franco-
dc.contributor.advisorGois, Danilo Gustavo Vasconcellos de-
dc.contributor.authorIbuka, Daiana Ayumi-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:46:55Z-
dc.date.available2023-11-29T14:46:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12827-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Material Bélico. Academia Militar das Agulhas Negras de 2023.pt_BR
dc.description.abstractAo longo da formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em especial, nos Cursos de Material Bélico, Cavalaria e Engenharia, os cadetes do 2º ano são instruídos em manobra de força. Apesar de compreenderem os conceitos da física envolvidos, os cadetes possuem dificuldade ao construir o sistema multiplicador de força. De forma a auxiliar o aprendizado desses cadetes, este trabalho tem como objetivo estudar de forma interdisciplinar a doutrina de ensino atualmente empregada, além de explorar as principais dificuldades apontadas pelos cadetes. Os objetivos foram alcançados com base na pesquisa quantitativa e descritiva e no método indutivo. Os cadetes do segundo ano responderam a um questionário nos meses de novembro e dezembro de 2022 e, a partir dos resultados, foi observado que 65% dos respondentes tiveram dificuldade em realizar a manobra de força em terreno e 86,3% associa esse problema à falta de prática. Além disso, foi feito um estudo da doutrina de ensino empregada no Caderno de Instrução Manobra de Força (EB70-CL-11.428), principal fonte de consulta, e foi observado que ele deixa de padronizar e formalizar alguns processos relevantes, como o destombamento e desatolamento de viaturas. ___________________________________________________________________________________ During the officer training in the Military Academy Agulhas Negras (AMAN), in particular in the Ordnance, Cavalry and Engineering Courses, the cadets of the second year are instructed in recovery operations. Despite understanding the physics concepts that are engaged, the cadets have issues when it comes to constructing a mechanical advantage system. In order to assist the learning process of these cadets, this interdisciplinary graduation work intends to study the teaching method used nowadays and also explore the main difficulties pointed out by the cadets. The objectives were achieved using the quantitative and the descriptive research and the intuitive method. The cadets of the second year answered a questionnaire in the months of november and december of 2022. From the results, it was observed that 65% of the respondents had difficulty in conducting the recovery operation in the field and 86,3% associate this problem to the lack of practice. Furthermore, it has been done a study of the teaching method applied in “Caderno de Instrução Manobra de Força” (EB70-CL-11.428), the key source of query, and it was noted that it does not standardize and formalize some relevant process such as recovery of overturned and extracting a mired vehicle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSalvamentopt_BR
dc.subjectManobra de forçapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDoutrina de ensinopt_BR
dc.titleEstudo da doutrina de ensino empregada no manual e das dificuldades encontradas pelos cadetes em manobra de forçapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9897 Daiana Ayumi Ibuka.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.