Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Felipe Araújo-
dc.contributor.authorCastro, Bruno Alessi de-
dc.date.accessioned2023-11-16T18:54:46Z-
dc.date.available2023-11-16T18:54:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCASTRO, Bruno Alessi de. A eficácia do ensino por competências na instrução das subunidades de um batalhão logístico curso de intendência da academia militar das agulhas negras. 2022. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12592-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto é uma análise da eficácia do ensino por competências aplicado ao ensino de Emprego Tático no Curso de Intendência (C Int) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O escopo desta pesquisa é compreender a aplicabilidade do ensino por competências nas instruções destinadas ao ensino do Batalhão Logístico (B Log), especificamente voltada para o desdobramento das companhias logísticas estudadas pelos cadetes do C Int da AMAN. Deste modo, a pesquisa foi dividida em quatro partes, sendo a primeira voltada para os aspectos introdutórios a pesquisa, seguida de uma revisão bibliográfica e documental, sucedida pela a aplicação da pesquisa de campo com a devida análise dos resultados e um desfecho com as considerações finais sobre o estudo realizado. Tanto a pesquisa documental quanto a bibliográfica se valeram de manuais doutrinários e pesquisas correlacionadas ao assunto, publicadas em fontes de consulta de renomada confiabilidade, como a Biblioteca Digital do Exército. Deste modo, estruturou-se esta coleta em teses, dissertações, monografias e artigos em assuntos similares ao objeto de estudo, além da análise da legislação e documentação acerca da implantação do Ensino por Competências, Planos de Disciplina (PLADIS) atuais do C Int e do Curso Básico (C Bas). A pesquisa de campo se edificou através da aplicação de um questionário destinado aos Cadetes do 4º ano do C Int AMAN para verificar a percepção do conhecimento adquirido da matéria em questão e de uma entrevista direcionada aos instrutores de Logística do C Int na AMAN. Por fim, os resultados apresentaram valiosas informações sobre a condução do processo de ensino-aprendizagem, bem como indicadores, sugestões, além de oportunidades de melhoria, visando a constante adequabilidade ao ensino por competências.pt_BR
dc.description.abstractThe present project is an analysis of the effectiveness of competency-based teaching applied to the teaching of Tactical Employment in the Intendency Course (C Int) of the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). The scope of this research is to understand the applicability of teaching by competences in the instructions for the teaching of the Logistic Battalion (B Log), specifically focused on the deployment of the logistics companies studied by the cadets of the C Int of AMAN. In this way, the research was divided into four parts, the first being focused on the introductory aspects of the research, followed by a bibliographic and documentary review, followed by the application of field research with the proper analysis of the results and an outcome with the considerations conclusions about the study carried out. Both documental and bibliographic research made use of doctrinal manuals and research related to the subject, published in renowned reliability sources, such as the Army Digital Library. In this way, this collection was structured in theses, dissertations, monographs and articles on subjects similar to the object of study, in addition to the analysis of legislation and documentation about the implementation of Teaching by Competencies, Discipline Plans (PLADIS) of the current C Int and of the Basic Course (C Bas). The field research was built through the application of a questionnaire for the 4th year Cadets of the C Int AMAN to verify the perception of the acquired knowledge of the subject in question and of an interview directed to the instructors of Logistics of the C Int at AMAN. Finally, the results presented valuable information on the conduction of the teaching-learning process, as well as indicators, suggestions, as well as opportunities for improvement, aiming at constant suitability for teaching by competences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por competênciapt_BR
dc.subjectBatalhão logísticopt_BR
dc.subjectAMANpt_BR
dc.titleA eficácia do ensino por competências na instrução das subunidades de um batalhão logístico curso de intendência da Academia Militar das Agulhas Negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Bruno Castro.pdf738,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.