Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Bruno Souza-
dc.contributor.authorDomínguez, Richard Tomás Cevallos-
dc.date.accessioned2023-11-14T18:09:48Z-
dc.date.available2023-11-14T18:09:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDOMÍNGUEZ, Richard Tomás Cevallos. Proposta para a virtualização de um massive open on-line course de treinamento de um esquadrão de cavalaria em operações de segurança. 2022. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/12532-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO tema da inovação educacional, os novos modelos de ensino e a educação profissional militar constitui uma ferramenta para avaliar a estrutura e magnitude da força (Ejército Ecuatoriano, 2020). Esses instrumentos e adaptações que ocorrem principalmente com a evolução da tecnologia, apresentam diversas melhorias como os cursos MOOC, cuja sigla em inglês, identifica o termo curso online aberto massivo, ou curso online aberto massivo; os mesmos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet e não exigem requisitos mínimos, permitindo uma ampla gama de recursos educacionais nas instituições de ensino superior. O rápido crescimento dos MOOCs mudou a forma como o conhecimento é adquirido (Amaya & Valles, 2015), o que acarreta aspirações profundas, como a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento humano sustentável, porém, em sua forma reducionista, as transformações na integração da informação e comunicação tecnologias na educação são vislumbradas. O objetivo deste documento é criar uma ferramenta virtual que permita manter um conhecimento constante e atualizado ao alcance de todos os militares profissionais, alinhado com o desenvolvimento das capacidades operacionais do sistema de armas da Cavalaria. São várias as preposições associadas a este novo modelo pedagógico que refletem genericamente a evolução da sociedade, de estruturas socioculturais sólidas e estáveis, para sociedades líquidas, que se distinguem pela sua adaptação a várias mudanças, incluindo educativas e tecnológicas, ou seja, a aplicação de novos processos de ensino-aprendizagem na área militar, promete inovar os modelos educativos, visando a formação de recursos humanos para o emprego em operações de segurança como membro de um esquadrão de Cavalaria, onde contribuirá a uma instituição de excelência em material de defesa, integrada no contexto regional e global, além de colaborar com a transformação do Exército Equatoriano.pt_BR
dc.description.abstractEn el tema de la innovación educativa, los nuevos modelos de enseñanza y la educación militar profesional constituye una herramienta para evaluar la estructura y magnitud de la fuerza (Ejército Ecuatoriano, 2020). Estos instrumentos y adaptaciones que se dan principalmente con la evolución de la tecnología, presentan varios perfeccionamientos como por ejemplo los cursos MOOC, que sus siglas en inglés, identifica el término massive open on-line course, o curso masivo abierto en línea; los mismos que están al alcance de cualquier persona con acceso a internet y no requieren requisitos mínimos, permitiendo una amplia oferta de recursos educativos en las instituciones de educación superior. El rápido crecimiento de los MOOCs, ha cambiado la forma en que se adquiere el conocimiento (Amaya & Valles, 2015), lo que conlleva aspiraciones profundas, como el aprendizaje a lo largo de la vida y el desarrollo humano sostenible, sin embargo, en su forma reduccionista, se vislumbran las transformaciones en la integración de las tecnologías de la información y la comunicación en la educación. El propósito de este documento es crear una herramienta virtual que permita mantener un conocimiento constante y actualizado al alcance de todo personal militar profesional, alineados al desarrollo de las capacidades operativas del sistema del arma de Caballería. Existen varias preposiciones asociadas a este nuevo modelo pedagógico que genéricamente reflejan la evolución de la sociedad, desde estructuras socioculturales sólidas y estables, hacia sociedades líquidas, distinguidas por su adaptación a diversos cambios, incluidos los educativos y tecnológicos, en otras palabras, la aplicación de nuevos procesos de enseñanza-aprendizaje en el área militar, promete innovar los modelos educativos, orientados a la capacitación del recurso humano para el empleo en operaciones de seguridad como miembro de un escuadrón de Caballería, donde contribuirá a una institución de excelencia en material de defensa, integrada al contexto regional y mundial, además de colaborar con la transformación del Ejército Ecuatoriano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectEsquadrãopt_BR
dc.titleProposta para a virtualização de um massive open on-line course de treinamento de um esquadrão de cavalaria em operações de segurançapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Cevallos.pdf370,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.