Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tavares, Guilherme Guirado | - |
dc.contributor.advisor | Crisóstomo, Gabriel Pereira | - |
dc.contributor.advisor | Kapiski, Gabriel | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Daniel Wallace | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:40:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11120 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A infraestrutura de um país é de grande importância para o desenvolvimento de diversos outros setores nacionais, principalmente o econômico. Dentro desse tópico, existem vários modais que podem ser usados para integrar a economia e interligar as diferentes regiões, os quais possuem vantagens e desvantagens peculiares que serão abordados durante o artigo. Sendo assim, no caso específico do Brasil, graças a sua extensão territorial considerada “continental”, as linhas férreas ganham maior ênfase para a elaboração da presente pesquisa, por se tratar do meio de transporte mais viável para deslocamentos considerados longos, por volta de 400 quilômetros de distância. Através da pesquisa bibliográfica foi possível perceber que a ferrovia, mesmo sendo a opção mais viável, economicamente falando, por poucas vezes foi tratada como tema central em frente aos demais modelos, principalmente durante o Governo de Juscelino Kubitschek, que buscando aumentar as relações com o exterior tomou a decisão de priorizar a construção de rodovias. O artigo explana sobre a influência que o modelo ferroviário implica sobre a economia de uma nação, por meio de dados que comprovam os benefícios de sua implantação, principalmente a médio e a longo prazo, sendo um importante fator para melhorar o escoamento das mercadorias para os respectivos centros consumidores, diminuir o engarrafamento encontrado nas estradas, contribuindo diretamente para o controle da crise de mobilidade urbana, aumentar a segurança dentro das estradas e aumentar a capacidade de transporte de carga. Além disso, as Unidades de Engenharia, por diversas vezes, ficaram responsáveis pela recuperação e pela implantação de ferrovias, ocasiões em que trabalhou com profissionalismo e dedicação, sendo consideradas um verdadeiro braço forte a disposição do Governo Federal para trabalhar nessa área. A pesquisa mostra várias obras que tiveram a participação direta ou indireta do EB, trazendo grandes benefícios para o desenvolvimento nacional. _____________________________________________________________________________________ The infrastructure of a country is a point of great importance for the development of several other national sectors, mainly the economic one. Within this topic, there are several modes that can be used to integrate the economy and interlink different regions, which have peculiar advantages and disadvantages that will be addressed during the article. Thus, in the specific case of Brazil, thanks to its territorial extension considered “continental”, the railways gain greater emphasis for the elaboration of this research, as they are the most viable means of transport for long journeys, around 400 km. kilometers away. Through a bibliographic research, it was possible to perceive that, even being the most viable option, in terms of economy, the railroad was rarely treated as a central theme in front of the other models, especially during the Juscelino Kubitschek’s Government, seeking to increase the foreign relations, priorized the construction ofhighways. This article explains the influence that a railway model implies on a nation´s economy, through data that prove the benefits of its implementation, mainly in the medium and long term, being an important factor to improve the flow of goods to the respective consumer centers, reduce the traffic jam on the roads, contributing directly tothe control of the urban mobility crisis, increase safety on the roads and increase the cargotransport capacity. In addition, the Engineering Units, on several occasions, were responsible for the recovery and implementation of railways, occasions in which they worked with professionalism and dedication, being considered a real strong branch in disposal of the Federal Government to work in this area. The research shows several works that had the direct or indirect participation of the EB, bringing great benefits to national development. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Setor ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento nacional | pt_BR |
dc.subject | Unidades de Engenharia | pt_BR |
dc.title | Importância do setor ferroviário para o progresso nacional, com a participação da engenharia do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3295_Wallace.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.