Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braga, Rodrigo Souza Reis | - |
dc.contributor.author | Oliveira Junior, João Antônio Estácio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T13:58:14Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T13:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JUNIOR, João Antônio Estácio de. O emprego do ensino híbrido na formação dos oficiais temporários do exército brasileiro: uma análise das possíveis contribuições na consolidação do ensino por competência nos centros de preparação de oficiais da reserva. 2021. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10444 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente a formação do Oficial Temporário nos CPOR dura cerca de 10 meses. É notório que o tempo é consideravelmente curto, para isso se faz necessário a busca por soluções que otimizem o ano de instrução do aluno. O Exército Brasileiro tem por objetivo a adoção do Ensino por Competência em suas Escolas Militares, essa é uma linha de ação que tem sido utilizada por diversos países e tem dado certo. Mas essa nova metodologia acaba esbarrando no problema do tempo disponível na formação do aluno do CPOR.O emprego do ensino Híbrido, que junta ensino presencial com a parte online, pode contribuir na consolidação do ensino por competência ao mesmo tempo que resolve as questões relativas a limitação da carga horária, ou seja, é possível uma otimização do tempo atingindo o objetivo do Exército Brasileiro. A finalidade desse trabalho é levantar informações a fim de subsidiar a tomada de decisão na modernização do ensino militar do Exército Brasileiro. A ideia principal é verificar a viabilidade do emprego do ensino híbrido com como forma de complementar o ensino por competência, gerando dessa forma oficiais temporários melhores formados nos CPOR.Com a conclusão desse trabalho a intenção é uma possível análise da grade curricular atual e verificar a possibilidade da transferência para modalidade Ead de algumas matérias de caráter essencialmente teórico otimizando assim o ano letivo do aluno do CPOR. | pt_BR |
dc.description.abstract | Actualmente la formación del Oficial Temporal en CPOR tiene una duración aproximada de 10 meses. Es notorio que el tiempo es considerablemente corto, para ello es necesario buscar soluciones que optimicen el año educativo del estudiante.El objetivo del Ejército Brasileño es adoptar la Educación por Competencias en sus Escuelas Militares, esta es una línea de acción que ha sido utilizada por varios países y ha funcionado. Pero esta nueva metodología acaba tropezando con el problema del tiempo disponible en la formación del alumno del CPOR. El uso de la docencia Híbrida, que combina la educación presencial con la parte online, puede contribuir a la consolidación de la docencia por competencias al tiempo que resuelve cuestiones relacionadas con la limitación del número de horas es decir, es posible una optimización del tiempo alcanzando el objetivo del Ejército Brasileño. El propósito de este trabajo es recopilar información para apoyar la toma de decisiones en la modernización de la educación militar del Ejército de Brasil.La idea principal es verificar la factibilidad de utilizar la educación híbrida como una forma de complementar la docencia por competencias, generando así mejores funcionarios temporales capacitados en CPOR. Con la conclusión de este trabajo, la intención es un posible análisis del plan de estudios actual y comprobar la posibilidad de trasladar a la modalidad Ead algunas asignaturas de carácter eminentemente teórico, optimizando así el curso académico del alumno del CPOR. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Centro de Preparação de Oficias da Reserva | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | CPOR | pt_BR |
dc.title | O emprego no ensino híbrido da formação dos oficiais temporários do Exército Brasileiro: uma análise das possíveis contribuições na consolidação do ensino por competência nos centros de preparação de oficiais da reserva. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cap Art Joao Antonio Estacio de Oliveira Junior.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.