Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuiz, Leandro Tavares-
dc.contributor.authorCalegario, Caio Nicoli-
dc.date.accessioned2020-01-29T12:03:08Z-
dc.date.available2020-01-29T12:03:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5375-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Educação a Distância tem sido implementada na grade curricular de boa parte dos Cursos oferecidos pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro. A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais faz uso da educação a distância para iniciar o aperfeiçoamento de seus discentes, empregando diversos métodos e técnicas de ensino fornecidos pela plataforma Moodle no Portal de Educação. A educação a distância pode ser aprimorada ao se traçar um perfil psicológico individualizado dos seus alunos, permitindo que se empreguem as ferramentas e métodos conforme a percepção do seu aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos Alunos de Infantaria do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2019 sobre o Ensino a Distância do 1º ano do Curso realizado em 2018, apresentando uma visão atual sobre a condução do processo de aprendizado dos Capitães Alunos. A abordagem quali-quantitativa foi operacionalizada por meio de questionários fechados concomitante a pesquisa qualitativa onde seus dados puderam ser quantificados. Os resultados permitem concluir que os discentes percebem que a condução do processo de aprendizado do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é bem realizada e que existem oportunidades para o aprimoramento do ensino com a valorização das ferramentas da plataforma moodle e a melhora na interação aluno x tutor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEsAOpt_BR
dc.titleEscala de percepção, dos alunos de infantaria do curso de aperfeiçoamento de oficiais 2019, sobre o ensino a distância do 1º ano do curso realizado em 2018pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico Cap Calegario - EsAO 2019.pdf760,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.