Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArêdes, Thiago Henrique Alves Machado de-
dc.contributor.authorBarbosa, Wendel-
dc.date.accessioned2024-03-25T14:30:48Z-
dc.date.available2024-03-25T14:30:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, Wendel. Estudo da aplicabilidade da ferramenta chatbot no ensino a distância da escola de aperfeiçoamento de oficias na educação assistida por tecnologias digitais. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13574-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tratou sobre a Educação Assistida por tecnologias digitais inserida na Educação a Distância para o Curso de Formação de Oficias 1º ano, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, sendo a fase EaD da formação acadêmica. De forma geral, foi abordado sobre os benefícios da revolução tecnológica que vem contribuindo significativamente para modernizar o processo do ensino, mesclando o ensino tradicional presencial dos bancos escolares em que a interação aluno e professor era indispensável e o ensino da era digital, mais conhecido como Ensino a Distância em que as relações interpessoais ficam como coadjuvantes do processo de ensino dando espaço para computadores, softwares, inteligência artificial entre outras inovações tecnológicas que permitem ensinar sem sair de casa. Para aprofundar o tema em questão foi enfatizada a aplicabilidade da ferramenta chatbot para potencializar o processo de ensino inserido na plataforma de ensino a distância. O objetivo foi mostrar os desafios da educação a distância para o Exército Brasileiro e propor a utilização dos chatbot exemplificando as razões e vantagens para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método de pesquisa bibliográfica e documental. Outro item analisado na pesquisa foi a opinião dos Capitães alunos do CAO do ano de 2021 para verificar da possibilidade de emprego da ferramenta chatbot como potencializador do ensino a distância. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a inclusão do Chatbot no EBAula trará uma grande capacidade de aprendizagem, interação e uma maior praticidade aos alunos que receberão feedbacks de suas dúvidas em tempo hábil e de forma personalizada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work dealt with the Assisted Education by digital technologies inserted in the Distance Education for the Officers Training Course 1st year, of the School of Improvement of Officers, being the EaD phase of the academic formation. In general, it will be discussed about the benefits of the technological revolution that has contributed significantly to modernizing the teaching process, merging the traditional face-to-face teaching of school benches in which student and teacher interaction was indispensable and the teaching of the digital age, better known as Distance Learning in which interpersonal relationships are supporting the teaching process, giving space to computers, software, artificial intelligence and other technological innovations that allow teaching without leaving home. To deepen the subject in question, the applicability of the chatbot tool will be emphasized to enhance the teaching process inserted in the distance learning platform. The objective will be to show the challenges of distance education for the Brazilian Army and propose the use of chatbots exemplifying the reasons and advantages for their operation. The methodology used was based on the method of bibliographic and documental research. Another item analyzed in the research will be the opinion of CAO student of the year 2021 to verify the possibility of using the chatbot tool as a potentializer of distance learning. From the results obtained, it can be concluded that the inclusion of the Chatbot in EBAula will bring a great capacity for learning, interaction and greater practicality to students who will receive feedback on their doubts in a timely and personalized way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleEstudo da aplicabilidade da ferramenta chatbot no ensino à distância da escola de aperfeiçoamento de oficiais na educação assistida por tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cap Wendel.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.