Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Pedro Winkelmann Santana de | - |
dc.contributor.author | Meier, Steven | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T13:58:23Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T13:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9994 | - |
dc.description.abstract | A infraestrutura aeroportuária em apoio às unidades militares de fronteira reveste-se de um caráter estratégico, ao garantir mobilidade e, principalmente, velocidade para se chegar aos rincões mais distantes de nosso país. As grandes distâncias dos principais centros distribuidores, a ausência de estradas na maior parte da região amazônica, a sazonalidade dos rios e as dificuldades logísticas envolvidas fazem com que o modal aéreo assuma uma importância fundamental para o abastecimento da maioria dos Pelotões Especiais de Fronteira situados na Amazônia Legal. Prover a imprescindível infraestrutura aeroportuária, no entanto, ou mesmo manter a existente, revela-se um enorme desafio, na medida em que os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas. O objetivo geral deste trabalho, portanto, consiste em propor alguns indicadores para facilitar a tomada de decisão dos gestores no momento de aplicar fundos na infraestrutura aeroportuária da região. A metodologia adotada consistiu em uma coleta de informações por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A partir dos dados obtidos, foram estabelecidos critérios para classificar os aeródromos que atendem aos Pelotões Especiais de Fronteira, em ordem de prioridade. Dados relativos aos tipos de pavimentos empregados nos diversos aeródromos, sua vida útil estimada, bem como a data de conclusão das últimas intervenções permitiram prever a necessidade de intervenção em cada localidade. A quantidade de acidentes e incidentes aeronáuticos em cada um dos aeródromos pesquisados também serviu de subsídio para as propostas de intervenção. A pista de Surucucu, no município de Alto Alegre, estado de Roraima, por ter ocupado o primeiro lugar na ordem de importância, foi objeto de um estudo de caso. Finalmente, foram emitidas algumas recomendações ao Comando do Exército a fim de impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária em atendimento aos Pelotões Especiais de Fronteira e aumentar a segurança das operações aéreas. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRATC The airport infrastructure in support of border military units is of a strategic nature, as it guarantees mobility and, above all, speed to reach the most distant corners of our country. The great distances from the main distribution centers, the absence of roads in most of the Amazon region, the seasonality of the rivers and the logistical difficulties involved make the air modal assume a fundamental importance for the supply of most Special Border Platoons located in the Legal Amazon. Providing the essential airport infrastructure, however, or even maintaining the existing one, proves to be a huge challenge, as resources are scarce and needs unlimited. The general objective of this assignment, therefore, is to propose some indicators to facilitate decision-making by managers when applying funds in the region's airport infrastructure. The methodology adopted consisted of collecting information through documentary and bibliographic research. From the data obtained, criteria were established to classify the aerodromes which support the Special Border Platoons, in order of priority. Pavement type data used in several aerodromes, their estimated useful life, as well as the date of completion of the latest interventions allowed us to predict the need for intervention in each location. The number of aeronautical accidents and incidents at each of the researched aerodromes also served as a subsidy for the intervention proposals. The airfield of Surucucu, in the municipality of Alto Alegre, state of Roraima, for having occupied the first place in the order of importance, was the object of a case study. Finally, some recommendations were issued to the Army Command in order to improve the development of airport infrastructure in response to Special Border Platoons and increase the security of air operations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Pelotões especiais de fronteira | pt_BR |
dc.title | Investimentos em infraestrutura aeroportuária de uso dual, civil e militar, na região amazônica : uma proposta de indicadores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 1037 - STEVEN Meier.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.