Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9986
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lampert, João Luiz de Araújo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Julio Cezar Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T13:39:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T13:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9986 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta estudar possíveis benefícios da introdução da disciplina Educação Financeira no Sistema de Ensino do Exército. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica e pesquisa documental da literatura que aborda o tema, assim como trabalhos acadêmicos com objetos de pesquisa semelhantes. Fruto da pesquisa realizada e com o objetivo de responder adequadamente à questão proposta, foram investigadas as experiências de outros países na adoção de uma Estratégia Nacional de Educação Financeira, que permitisse ampliar os conhecimentos de suas populações na administração de seus recursos e favorecesse a ampliação de seus mercados financeiros. Na sequência, apresentouse uma breve síntese do histórico da introdução da Educação Financeira no Brasil, a fim de se verificar as semelhanças e diferenças desses processos. Nesse contexto, foram apresentadas as circunstâncias que tornam claras as razões pelas quais a população brasileira necessita desses conhecimentos oferecidos por essa disciplina em seu cotidiano, os principais óbices para sua implementação e modelos de abordagens da Educação Financeira em alguns estabelecimentos de ensino do País. Além disso, foram exploradas algumas iniciativas ligadas ao Exército Brasileiro, implementadas ao longo do tempo, voltadas à conscientização da família militar para a importância desses conhecimentos, bem como para favorecer seu aumento patrimonial. No intuito de caracterizar os aspectos positivos da oferta de Educação Financeira ao indivíduo, algumas situações hipotéticas foram criadas neste trabalho, explorando circunstâncias diferentes para um mesmo oficial do Exército, desde sua formatura até poucos meses antes de sua passagem para a reserva remunerada, apontando a diversidade de resultados sobre seu patrimônio ao término do período considerado, em virtude das diferentes estratégias financeiras adotadas. Ao final, foram apresentadas algumas recomendações no sentido de tornar a Educação Financeira uma disciplina presente no Sistema de Ensino do Exército Brasileiro, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. _____________________________________________________________________________________________ RESUMEN EJECUTIVO Este trabajo tiene como objetivo estudiar los posibles beneficios de introducir la disciplina de Educación Financiera en el Sistema Educativo del Ejército. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica e investigación documental de la literatura que aborda el tema, así como trabajos académicos con objetos de investigación similares. Como resultado de la investigación realizada y con el objetivo de dar una adecuada respuesta a la pregunta propuesta, se investigaron las experiencias de otros países en la adopción de una Estrategia Nacional de Educación Financiera, lo que permitiría ampliar el conocimiento de sus poblaciones en la gestión. de sus recursos y favorecer la expansión de sus mercados financieros. A continuación, se presenta un breve resumen de la historia de la introducción de la Educación Financiera en Brasil, con el fin de verificar las similitudes y diferencias de estos procesos. En este contexto, se presentaron las circunstancias que dejan en claro las razones por las cuales la población brasileña necesita este conocimiento que ofrece esta disciplina en su vida cotidiana, los principales obstáculos para su implementación y modelos de enfoques de Educación Financiera en algunos establecimientos educativos del país. Además, se exploraron algunas iniciativas vinculadas al Ejército Brasileño, implementadas a lo largo del tiempo, destinadas a sensibilizar a la familia militar sobre la importancia de este conocimiento, así como a favorecer su incremento patrimonial. Con el fin de caracterizar los aspectos positivos de ofrecer Educación Financiera al individuo, en este trabajo se crearon algunas situaciones hipotéticas, explorando diferentes circunstancias para un mismo oficial del Ejército, desde su graduación hasta unos meses antes de su traslado a la reserva pagada, señalando la diversidad de resultados sobre su patrimonio neto al final del período considerado, debido a las diferentes estrategias financieras adoptadas. Al final, se presentaron algunas recomendaciones para hacer de la Educación Financiera una disciplina presente en el Sistema Educativo del Ejército Brasileño, desde la Escuela Primaria hasta la Enseñanza Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.title | A introdução da disciplina Educação Financeira no sistema de ensino do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 1029 - Julio CEZAR Brito de Sousa.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.