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dc.contributor.advisorAlmeida, Rafael Cunha de-
dc.contributor.authorCavalcanti, Saulo Ramos de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-02-04T13:38:51Z-
dc.date.available2022-02-04T13:38:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9984-
dc.description.abstractO Exército Brasileiro (EB) tem uma longa história de participação em operações de manutenção da paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). Nessas ocasiões, é relevante a participação de tropas do EB em Missões de Paz como vetor da Comunicação Estratégica da Instituição, foco do presente trabalho. Para deslindar o tema, o estudo será pautado por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseando-se a fundamentação teórico-metodológica na investigação sobre a relação entre as Missões de Paz realizadas pelo Exército Brasileiro e a Comunicação Estratégica da Instituição. Assim, será verificada a Comunicação Estratégica em termos de definição geral, como ela ocorre intra-EB e seu inter-relacionamento com o Plano Estratégico da Força. Também será verificada a concepção de Missões de Paz, o histórico da participação do EB nestes eventos e, por fim, como tais missões se configuram como vetor para Comunicação Estratégica do EB. Desde 1947 até o presente momento, ocorreram quarenta e sete missões, visando pacificar ou estabilizar nações assoladas por conflitos, nas quais o Exército Brasileiro, de forma estratégica, vem mantendo a comunicação de seus valores e capacidades, nos cenários nacional e internacional. Nesse contexto de operações de paz, o Exército Brasileiro preserva a sua condição de instituição nacional permanente, por força de preceito constitucional, e orienta-se em função da evolução da natureza dos conflitos contemporâneos, resultado das mudanças da sociedade e da evolução tecnológica aplicadas aos assuntos de Defesa. Por conseguinte, a Comunicação Estratégica (Com Estrt) é utilizada no processamento e na disseminação da informação de temas institucionais de interesse do EB, sendo definida como a comunicação alinhada, integrada e sincronizada com os Objetivos Estratégicos do Exército (OEE), impondo a combinação das práticas tradicionais de comunicação social com as relações institucionais e com o emprego de mídias digitais. Para uma melhor compreensão da importância da Com Estrt para o Exército Brasileiro é necessário analisar as ações de divulgação institucional que a Força executa com a finalidade de obtenção de maior transparência, credibilidade e confiança para o desenvolvimento de suas estratégias, seja como Instituição perante seus diversos públicos de interesse, seja em operações. Diante deste cenário, este Policy Paper tem por objetivo apresentar as contribuições das participações de tropas do Exército Brasileiro em Missões de Paz como vetor da Comunicação Estratégica da Instituição. Norteando-se por tal propósito, ao final são propostas recomendações para aumentar a efetividade das participações em Missões de Paz como vetor da Comunicação Estratégica do Exército Brasileiro. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Brazilian Army has a long history of participating in peacekeeping operations under the aegis of the United Nations (UN). On these occasions, the participation of Brazilian Army troops in Peace Missions is relevant as a vector of the Institution's Strategic Communication, the focus of this work. To unravel the theme, the study will be guided by a bibliographical research, based on the theoretical-methodological foundation in the investigation of the relationship between the Peace Missions carried out by the Brazilian Army and the Institution's Strategic Communication. Thus, the Strategic Communication will be verified in terms of general definition, how it occurs intra-Army and its interrelationship with the Force's Strategic Plan. It will also be verified the conception of Peace Missions, the history of the Army's participation in these events and , finally, how such missions are configured as a vector for Strategic Communication of the Brazilian Army. Since 1947 to date, there have been fortyseven missions, aiming to pacify or stabilize conflict-ravaged nations, in which the Brazilian Army has strategically maintained communication, decommunicated and continues to strategically communicate its values and capabilities, on the national and international scene. In this context of peace operations, the Brazilian Army preserves its status as a permanent national institution, by virtue of constitutional precept, and is guided by the evolution of the nature of contemporary conflicts, as a result of changes in society and technological developments applied to Defense matters. Consequently, Strategic Communication is used in the processing and dissemination of information on institutional topics of interest to the Army, being defined as communication aligned, integrated and synchronized with the Army's Strategic Objectives, imposing the combination of traditional social communication practices with institutional relations and the use of digital media. For a better understanding of the importance of Strategic Communication for the Brazilian Army, it is necessary to analyze the institutional dissemination actions that the Force performs in order to obtain greater transparency, credibility and trust for the development of its strategies, whether as an Institution before its various stakeholders, or in operations. Given this scenario, this Policy Paper aims to present the contributions of the participation of Brazilian Army troops in Peace Missions as a vector of the Institution's Strategic Communication. Guided by this purpose, at the end, recommendations are proposed to increase the effectiveness of participation in Peace Missions as a vector of Strategic Communication of the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMissões de pazpt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleA participação de tropas brasileiras em missões de paz como vetor da comunicação estratégica do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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