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dc.contributor.advisorVargas, Matheus Santana-
dc.contributor.authorPrado, Adrian Leoni do-
dc.date.accessioned2021-12-23T14:37:08Z-
dc.date.available2021-12-23T14:37:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9793-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Infantaria. Academia Militar das Agulhas Negras de 2021.pt_BR
dc.description.abstractA profissão militar exige o desenvolvimento de diversos atributos do indivíduo, mais especificamente o oficial combatente, que tem como finalidade de seu serviço comandar homens e direcioná los no amplo espectro dos conflitos. Diante da história, diversos homens lutaram pela sua nação, pelo seu Exército e pela sua família, desempenhando, assim, o propósito central de um militar. Com base nessa conjuntura, o objetivo desta pesquisa científica é apresentar a importância dos militares exercerem a liderança, mostrando o quanto um líder pode fazer a diferença não só no desenrolar dos conflitos, mas, principalmente, na conclusão da missão abordando situações de máximo transtorno; e explanando histórias da Segunda Guerra Mundial, de maneira que os oficiais combatentes dos dias atuais desenvolvam e empreguem, no corpo de tropa, suas qualidades como líderes da melhor maneira possível . A pesquisa foi dividida em três capítulos . O primeiro se refere à parte teórica da monografia, na qual é aborda da a definição e teoria da liderança, destr inchando a em lidera nça militar e suas competências . Em seguida, foca se na apresentação dos militares q ue se destacaram como líderes , explanando a origem d e cada combatente e realçando as ações, atitudes e qualidades que os diferenciaram, marcando os como líderes mili tares diante de seus comandados, e evidenciando a diferença que suas ações trouxeram para a resolução dos conflitos . Os militares analisados na pesquisa foram: Erwin Rommel, militar alemão que lutou pelo Eixo; Audie Murphy, combatente norte am ericano; e Apollo Rezk, oficial R/2 brasileiro, que se destacou na FEB (Força Expedicionária Brasileira); tendo esse s lutado pelos Aliados. Finalizando a parte teórica, enfatiza se a atuação do c oronel Ricardo Bezerra, antigo comandante do BRABAT (Batalhão Brasileiro de Força d e Paz) 23, na missão de paz no Haiti, exercida pelo Brasil por meio da ONU (Organização das Nações Unidas), acentuando suas ações que o fizeram desempenhar uma boa liderança diante de seus subordinados, provando que os ensinamentos tr ansmitidos pelos antigos combat entes da Segunda Guerra Mundial são atitudes semelhantes das tomadas pelo coronel, sendo assim, um conhecimento de suma importância para os oficiais do Exército Brasileiro. O segundo capítulo aborda o referencial metodológico . A metodologia escolhida para esta monografia é histórica e sua abordagem se caracteriza como qualitativa. Foi realizada uma entrevista com o coronel Ricardo Bezerra sobre seu comando do BRABAT 23. A análise e explanação desse diálogo encontram se no últi mo capítulo, que apontou a importância de uma liderança eficaz para o sucesso de missões militares. Não se deve deixar que a liderança seja esquecida entre os militares, de maneira que tenha um vulto maior nas escolas de formação. Seu ensinamento trará ref lexos significativos para operações futuras quando utilizadas de maneira correta pelos comandantes. _________________________________________________________________________________ The military profession requires the development of several attributes of the individual, more specifically the combatant officer, whose purpose is to command men and direct them in the broad spectrum of conflicts. Faced with history, several men fought for their nation, for their army and for their family, thus fulfilling the central purpose of a military man. Based on this situation, the objective of this scientific research is to prese nt the importance of the military to exercise leadership, showing how much a leader can make a difference not only in the course of conflicts, but, mainly, in the conclusion of the mission; addressing situations of maximum disorder; and explaining stories from the Second World War, so that today's combat ant officers develop and employ, in the troop corps, their qualities as leaders in the best possible way. The research was divided into three chapters. The first refers to the theoretical part of the monogra ph, in which the definition and theory of leadership is discussed, distinguishing between military leadership and its competences. Then, it focuses on the presentation of the military that stood out as leaders, explaining the origin of each combatant and h ighlighting the actions, attitudes and qualities that differentiated them, marking them as military leaders in front of their commanded officers, and highlighting the difference that their actions brought to the resolution of conflicts. The military person nel analyzed in the survey were: Erwin Rommel, a German military man who fought for the Axis; Audie Murphy, North American fighter; and Apollo Rezk, Brazilian R/2 officer, who stood out at FEB (Brazilian Expeditionary Force); having fought for the Allies. Concluding the theoretical part, we emphasize the role of Colonel Ricardo Bezerra, former commander of BRABAT (Brazilian Battalion of Peace Force) 23, in the peace keeping mission in Haiti, exercised by Brazil through the UN (United Nations), accentuating h is actions that made him perform a good leadership in front of his subordinates, proving that the teachings transmitted by the former combatants of the Second World War are attitudes similar to those taken by the colonel, being, therefore, an extremely imp ortant knowledge for the officers of the Brazilian Army. The second chapter addresses the methodological framework. The methodology chosen for this monograph is historical and its approach is characterized as qualitative. An interview was conducted with Co lonel Ricardo Bezerra about his command of BRABAT 23. The analysis and explanation of this dialogue can be found in the last chapter, which highlighted the importance of effective leadership for the success of military missions. Leadership should not be al lowed to be forgotten among the military, so that it has a greater dimension in training schools. It’s teaching will have significant repercussions for future operations when used correctly by commanders.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMilitarpt_BR
dc.subjectOficialpt_BR
dc.subjectCombatentept_BR
dc.titleComandantes de frações que se destacam como líderes na Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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