Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Flávio Roberto Campos Maia-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Flávia Beatriz Araújo de-
dc.date.accessioned2021-11-24T18:18:22Z-
dc.date.available2021-11-24T18:18:22Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9707-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares.pt_BR
dc.description.abstractO Exército Brasileiro tem por missão a proteção da Pátria, de forma que seus integrantes devem estar sempre prontos para atuar em situações críticas, como conflitos, missões e guerras. Tendo em vista o alto risco da profissão, os militares devem ter um preparo mínimo para atuar no atendimento primário, realizado no local, garantindo sua integridade física e de seus pares. Desta forma, os conhecimentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) devem ser adquiridos desde a formação militar. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a disciplina de APH no currículo das escolas de formação do Exército Brasileiro. Foi aplicado questionário contendo 7 questões relacionadas ao aprendizado do APH durante a formação militar para egressos das seguintes escolas de formação: Escola de Saúde do Exército (EsSEx), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Sargento das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Instituto Militar de Engenharia (IME). O questionário foi realizado através da plataforma Google Forms. Além disso, foi realizada revisão bibliográfica do tema nos últimos 10 anos nas seguintes bases de pesquisa: Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Biblioteca Digital do Exército. Foram obtidas 112 respostas no questionário online, dentre as quais 59 foram da AMAN (52,7%), 34 da ESA (30,4%), 10 da EsSEx (8,9%), 5 da EsFCEx e 4 da EsSLog, de forma que não houveram respostas de egressos do IME. Quando questionados sobre a existência da disciplina de APH durante a formação, 78,6% dos participantes respondeu que teve a disciplina, porém ao serem questionados sobre os conhecimentos adquiridos, apenas 17,9% dos participantes alegam que foram suficientes. Concluiu-se que a presença da disciplina de APH no currículo das escolas de formação ainda é falha, embora seja de extrema importância, visto que nem sempre haverá um profissional do serviço de saúde presente no local em que a vítima se encontra, e o objetivo maior é manter o efetivo da força terrestre operante._____________________________________________________________ABSTRACT The Brazilian Army's mission is to protect the Nation, for that reason its members must always be ready to act in critical situations, such as conflicts, missions and wars. Given the high risk of the profession, military personnel must have a minimum preparation to work in primary care, that’s performed on the field, ensuring their physical integrity and that of their pairs. Thus, knowledge of Pre-Hospital Care (PHC) must be acquired since military training. This study aimed to evaluate the PHC discipline in the curriculum of training schools of the Brazilian Army. A quiz containing 7 questions related to the PHC learning during military training was applied to graduates of the following training schools: Escola de Saúde do Exército (EsSEx), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Sargento das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Instituto Militar de Engenharia (IME). The quiz was carried out through the Google Forms platform. In addition, a bibliographic review of the topic was carried out in the last 10 years in the following search bases: Google Scholar, Scielo, Pubmed and the Army's Digital Library. 112 responses were obtained in the online quiz, among which 59 were from AMAN (52.7%), 34 from ESA (30.4%), 10 from EsSEx (8.9%), 5 from EsFCEx and 4 from EsSLog, so there were no responses from IME graduates. When asked about the existence of the PHC discipline during training, 78.6% of the participants answered that they had the discipline, but when asked about the knowledge acquired, only 17.9% of the participants claimed that it was enough. In conclusion, the presence of the PHC discipline in the curriculum of training schools is still flaw, although it is extremely important, since there will not always be a health service professional present in the place where the victim is, and the main objective is to maintain the army’s personnel operating. Key-words: Pre Hospital Care, Military Health Service, Armedpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtendimento Pré-Hospitalar (APH)pt_BR
dc.subjectServiços militares de saúdept_BR
dc.subjectForças Armadaspt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleO APH no currículo das escolas de formação do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESSEX: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO_FLÁVIA BEATRIZ ARAÚJO DE ALBUQUERQUE_CFO.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.