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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Júnior, Alexander Ribeiro de-
dc.contributor.advisorCosta, Claudia de Almeida Guaranha-
dc.contributor.authorSales, Deborah Cristina Brito-
dc.date.accessioned2021-11-24T18:03:53Z-
dc.date.available2021-11-24T18:03:53Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9702-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento de simuladores tem possibilitado a adoção e emprego da simulação realística nos ambientes de saúde. Nesse cenário, o profissional de saúde tem a oportunidade de praticar suas habilidades em um ambiente onde o erro é permitido, visto que não há quaisquer riscos para os pacientes, reparando suas inexatidões e favorecendo o aprimoramento profissional e aprendizado de uma maneira segura. Objetivo: fazer uma análise a respeito da utilização de simuladores no processo de ensino-aprendizagem de militares da saúde. Metodologia: A pesquisa foi realizada através da revisão de trabalhos científicos nas bases de dados do Exército Brasileiro (EB), como pela plataforma do Google acadêmico e Scielo, além disso, foi realizada uma visita ao Centro de Simulação da Escola de Saúde do Exército. Resultados: Não obstante o emprego de simuladores estar em expansão nas Forças Armadas, os simuladores de saúde ainda são pouco difundidos, fato que se pode observar na escassez de estudos sobre a temática. Contudo, já existem alguns centros de simulação de saúde, como é o caso do Centro de Simulação da EsSEx, responsável por ofertar treinamento e capacitação tanto para militares de saúde como para aqueles que não o são. Os simuladores utilizados abrangem desde os de baixa fidelidade até os de alta fidelidade. Conclusão: A utilização de simuladores de saúde mostrou-se ser uma ferramenta de suma importância para a capacitação de militares da saúde e da própria tropa. Sugere-se uma progressão e dinamismo no uso desta metodologia, para que as Forças Armadas do Brasil esteja cada vez mais preparada a assistir seus combatentes nas intercorrências de saúde.________________________________________________________________ABSTRACT Introduction: The development of simulators has enabled the adoption and use of realistic simulation in healthcare environments. In this scenario, health professionals have the opportunity to practice their skills in an environment where errors are allowed, as there are no risks for patients, repairing their inaccuracies and favoring professional improvement and learning in a safe way. Objective: to analyze the use of simulators in the teaching-learning process of military health personnel. Methodology: The research was carried out by reviewing scientific papers in the Brazilian Army (EB) databases, as well as through the academic Google and Scielo platform, in addition, a visit was made to the Simulation Center of the Brazilian Army Health School. Results: Despite the use of simulators being expanding in the Armed Forces, health simulators are still not very widespread, a fact that can be observed in the scarcity of studies on the subject. However, there are already some health simulation centers, as is the case of the EsSEx Simulation Center, responsible for offering training and qualification both for health soldiers and for those who are not. The simulators used range from low-fidelity to high-fidelity. Conclusion: The use of health simulators proved to be an extremely important tool for the training of health military personnel and the troops themselves. A progression and dynamism in the use of this methodology is suggested, so that the Armed Forces of Brazil are increasingly prepared to assist their combatants in health complications.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimuladorespt_BR
dc.subjectSimulação realísticapt_BR
dc.subjectMedicina - Ensinopt_BR
dc.subjectSaúde operacionalpt_BR
dc.titleUso de simuladores no ensino : aprendizagem de militares de saúdept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESSEX: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

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