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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Luciano Mascena da Cruz-
dc.contributor.authorOlijnyk, José Gustavo-
dc.date.accessioned2021-11-16T11:16:48Z-
dc.date.available2021-11-16T11:16:48Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9642-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento Militar/Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Médicos.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: no Brasil não existe um programa de ensino e avaliação em videocirurgia oficial e validado que venha a atingir os objetivos presentes na Matriz de Competências para programas de Residência em Cirurgia Geral da Comissão Nacional de Residência Médica. Objetivo Geral: identificar o processo ideal de ensino e avaliação da aquisição de habilidades básicas em videocirurgia para o Residente em Cirurgia Geral a ser formado no Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA). Metodologia: foi realizada revisão de literatura, através de levantamento bibliográfico de trabalhos científicos na área de Cirurgia (artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações). Resultados: Identificaram-se dois principais métodos de ensino em videocirurgia básica vigentes: 1) “Fundamentals of Laparoscopic Surgery” (FLS), criado pela Sociedade Americana de Cirurgiões Gastrointestinais e Endoscópicos (SAGES); 2) “Laparoscopic Surgical Skills Programme” (LSS) da Sociedade Européia de Cirurgia Endoscópica. Conclusão: com o intuito de implementação para o início da Residência em Cirurgia Geral no HMAPA previsto para março de 2022, associado ao custo viável de construção/aquisição de modelos de treinamento e, inclusive para sua reprodutibilidade em outros hospitais militares e civis de ensino, selecionou-se o método FLS, que permite a mensuração da aprendizagem de forma quantitativa, com base na eficiência e precisão da execução de tarefas em laboratório seco.__________________________________________________________________________________ABSTRACT Introduction: in Brazil there is no official and validated teaching and evaluation program in videosurgery that will reach the objectives present in the Competence Matrix for Residency programs in General Surgery of the National Commission for Medical Residency. Objective: to identify the ideal process of teaching and evaluating the acquisition of basic skills in videosurgery for General Surgery Residents to be trained at Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA). Methodology: a literature review was conducted, through a bibliographic survey of scientific works in the area of Surgery (articles, course completion works and dissertations). Results: Two main current teaching methods in basic videosurgery were identified: 1) “Fundamentals of Laparoscopic Surgery” (FLS), created by the American Society of Gastrointestinal and Endoscopic Surgeons (SAGES); 2) "Laparoscopic Surgical Skills Program" (LSS) of the European Society of Endoscopic Surgery. Conclusion: in order to implement the Residency in General Surgery at HMAPA scheduled for March 2022, associated with viable cost of building/ acquisition of training models and, permitting its reproducibility in other military and civil teaching hospitals, the FLS method was selected, which allows the measurement of learning quantitatively, based on the efficiency and accuracy of performing tasks in a dry laboratory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVideocirurgiapt_BR
dc.subjectResidência em cirurgiapt_BR
dc.subjectMedicina - Ensinopt_BR
dc.subjectHospital Militar de Área de Porto Alegrept_BR
dc.titleEnsino por competências em videocirurgia no programa de residência em cirurgia geral do Hospital Militar de Área de Porto Alegrept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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