Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Fábio Facchinetti-
dc.contributor.authorMENDES, Rodrigo de Souza-
dc.date.accessioned2021-10-26T18:09:17Z-
dc.date.available2021-10-26T18:09:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMENDES, Rodrigo de Souza. A contribuição do simulador de voo na formação do piloto de aeronaves do Exército, 2019. Monografia (Especialização) – Programa de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9596-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, para a obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo identificar a contribuição do uso do simulador de voo na formação do piloto de helicópteros da aviação do exercito. Para isso foi definido como escopo da pesquisa, a parte inicial do Estágio Prático de Pilotagem Básica. O trabalho aborda a história da Aviação do Exército mostrando sua importância no passado e no presente. Descreve o Centro de Instrução de Aviação do Exército, sua infraestrutura e organograma e destaca a estrutura de suporte à simulação. O trabalho aborda também as características da formação do piloto de aeronaves do Exército e as diferentes gerações de militares que atuam nesse processo e destaca seu conflito. O trabalho aborda ainda definições sobre simulação, tanto no ambiente acadêmico quanto no ambiente militar. Especifica o que o Exército entende por simulação e treinamento militar, define os níveis de treinamento e suas diferenças e explica por que, pedagogicamente, deve-se utilizar simulação no processo ensino aprendizagem. O trabalho aborda também os conceitos de custo de hora de voo, quantificando os custos reais e simulados, aborda os conceitos de taxa de transferência e como quantifica-la. Faz um descrição das metodologias de ensino em simulador utilizadas pela aviação do exército e por demais operadores do Brasil, além de EUA e França. Apresenta resultado de pesquisa quantitativa comparativa entre resultado de turmas, além de pesquisa qualitativa estruturada e padronizada aplicada à alunos, instrutores e especialista chave. Por fim, este trabalho conclui sobre os fatos analisados e apresenta propostas de melhoria no processo ensino aprendizagem e na economia de recursos financeiros e humanos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to identify the contribution of the use of the Brazilian Army Aviation flight simulator during the formation of the helicopter pilot of the army aviation. For this work was defined as the scope of the research, the initial part of the Practical Stage of Basic Piloting. The paper looks at the history of Army Aviation showing its importance in the past and at the present. Describes the Army Aviation Instruction Center, its infrastructure and organizational chart, also highlights the structure of simulation support. The paper also discusses the characteristics of the training of the Army aircraft pilot and the different generations of military personnel who work in this process and highlights their conflict. The paper also discusses simulation definitions in both the academic and military environments. It specifies what the Army understands by simulation and military training, it defines the levels of training and their differences and explains why, pedagogically, one must use simulation in the learning teaching process. The paper also covers the concepts of flight-hour cost, quantifying real and simulated costs, approaches transfer rate concepts, and how to quantify it. It gives a description of the methodologies of simulator teaching used by army aviation and by other operators in Brazil, in addition to the US and France. It presents a comparative quantitative research result among class results, as well as structured and standardized qualitative research applied to students, instructors and key specialists. Finally, this paper concludes on the analyzed facts and presents proposals for improvement in the process of teaching learning and saving of financial and human resources.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectPiloto de Helicópteropt_BR
dc.subjectTaxa de transferênciapt_BR
dc.subjectSimulação no Exércitopt_BR
dc.subjectCentro de Instrução de Aviação do Exércitopt_BR
dc.subjectAviação do Exércitopt_BR
dc.titleA Contribuição do Simulador de Voo na Formação do Piloto de Aeronaves do Exército Brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Maj RODRIGO DE SOUZA MENDES.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.