Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bittencourt, Daniela Chaves Radel | - |
dc.contributor.author | Palácio, Juliano Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T17:31:22Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T17:31:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9573 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão do conhecimento é um importante campo da administração de recursos humanos e permeia toda a atividade humana racional. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma contribuição por meio da aplicação dos conceitos e tecnologias de gestão do conhecimento, para o acompanhamento da atualização pedagógica de professores do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), de forma a responder a pergunta: como os conceitos e tecnologias de gestão do conhecimento podem contribuir para a atualização pedagógica dos professores do SCMB? Por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, os aspectos conceituais da gestão do conhecimento são analisados e orientados à luz de estudo de caso prático em outros países e leva-se em conta a própria experiência compartilhada pelos professores dos colégios militares. Como consequência, são apresentados sistemas de informação adequados para gerir a mudança da abordagem pedagógica, de acordo com a necessidade situacional, propondo um modelo de gestão para a adaptação da abordagem didática. Vivemos na Era da Informação e do Conhecimento, e este contexto torna a interação professor-aluno ainda mais dinâmica, aumentando os desafios no processo ensino-aprendizagem. Os resultados dos estudos apontam que a utilização de ferramentas de gestão da informação e do conhecimento funcionam como um meio facilitador de condução das práticas pedagógicas em sala de aula, cuidando para que sempre se mantenha em foco a autonomia do educador e dos alunos na formulação de uma prática pedagógica crítico-reflexiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Atualização pedagógica para docentes do Sistema Colégio Militar do Brasil: uma proposta interativa utilizando-se da Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcjuliano2021_3t_artigo.pdf | 563,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.