Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBittencourt, Daniela Chaves Radel-
dc.contributor.authorPalácio, Juliano Brandão-
dc.date.accessioned2021-10-19T17:31:22Z-
dc.date.available2021-10-19T17:31:22Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9573-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA gestão do conhecimento é um importante campo da administração de recursos humanos e permeia toda a atividade humana racional. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma contribuição por meio da aplicação dos conceitos e tecnologias de gestão do conhecimento, para o acompanhamento da atualização pedagógica de professores do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), de forma a responder a pergunta: como os conceitos e tecnologias de gestão do conhecimento podem contribuir para a atualização pedagógica dos professores do SCMB? Por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, os aspectos conceituais da gestão do conhecimento são analisados e orientados à luz de estudo de caso prático em outros países e leva-se em conta a própria experiência compartilhada pelos professores dos colégios militares. Como consequência, são apresentados sistemas de informação adequados para gerir a mudança da abordagem pedagógica, de acordo com a necessidade situacional, propondo um modelo de gestão para a adaptação da abordagem didática. Vivemos na Era da Informação e do Conhecimento, e este contexto torna a interação professor-aluno ainda mais dinâmica, aumentando os desafios no processo ensino-aprendizagem. Os resultados dos estudos apontam que a utilização de ferramentas de gestão da informação e do conhecimento funcionam como um meio facilitador de condução das práticas pedagógicas em sala de aula, cuidando para que sempre se mantenha em foco a autonomia do educador e dos alunos na formulação de uma prática pedagógica crítico-reflexiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAtualização pedagógica para docentes do Sistema Colégio Militar do Brasil: uma proposta interativa utilizando-se da Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcjuliano2021_3t_artigo.pdf563,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.