Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rochedo, Elaine Rua Rodriguez | - |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Nadya Maria Prado Damasceno | - |
dc.contributor.author | Alves, Vanusa de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T13:37:16Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T13:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9433 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Nuclear) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | A exposição à radiação cósmica em viagem aérea é significativamente maior do que em nível do solo e varia de acordo com a rota devido ao efeito da latitude, da altitude de voo, o tempo de voo, e do ano de acordo com os efeitos do ciclo solar no fluxo de radiação cósmica galáctica. O código computacional CARI-6, desenvolvido pela FAA (U.S. Federal Aviation Administration), calcula a dose efetiva de radiação cósmica galáctica recebida por um indivíduo em um avião a voar a rota mais curta entre dois aeroportos no mundo. O programa leva em conta as mudanças de altitude e localização geográfica durante a trajetória do voo, de acordo com o seu perfil, digitado pelo usuário. Embora originalmente desenvolvido para quantificar a exposição à radiação da tripulação, o código executa o cálculo da dose para um conjunto de dados de voo específicos fornecidos pelo usuário. O objetivo deste projeto é estimar a contribuição da exposição à radiação cósmica em voos comerciais domésticos para a população brasileira. Um banco de dados, incluindo cerca de 4.000 voos domésticos no Brasil, foi implementado em planilhas do Excel com base em dados de informação de voos realizados em novembro de 2011. As principais dados incluídos no banco de dados são a origem e destino dos voos, hora de partida e chegada, o tipo de avião, número de passageiros, horários de voo e número de voos por ano. Estas informações foram utilizadas para estimar as doses individuais e coletivas decorrentes de voos comerciais no Brasil. Este trabalho pretende servir como base para futuras comparações sobre a exposição como consequência do crescimento da aviação civil no país. A relevância de qualquer estudo sobre a exposição à radioatividade natural e suas variações, particularmente neste caso, em que a exposição é voluntária, pode abrir novas perspectivas para discussões sobre o conceito de risco, sua avaliação e sua aceitação pública, que são aspectos relevantes a considerar ao definir diretrizes de proteção radiológica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Vôo | pt_BR |
dc.subject | Doméstico | pt_BR |
dc.title | Avaliação da exposição do público em voos domésticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Al Vanusa de Abreu.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.