Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vânia, Barcellos Gouvêa Campos | - |
dc.contributor.author | Schwolgin, Stephan Matthias | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T13:11:52Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T13:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9422 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte aéreo em termos de passageiros e movimentação de aeronaves no Brasil está crescendo a uma taxa acima da média internacional. Esse aumento de demanda gera a necessidade de melhoramento da infraestrutura aeroportuária. Na maioria dos aeroportos brasileiros, as áreas destinadas aos passageiros, assim como os pátios e pistas estão sendo ampliados. Desse modo, o sistema de acesso dos usuários, sendo parte do sistema aeroportuário, não pode ser desconsiderado, pois o transporte aéreo depende da integração com outros modos de transporte. Diante do cenário atual, esta dissertação tem como objetivo auxiliar no estudo e ampliação do sistema de acesso aeroportuário pelo modo rodoviário. Para atingir esse objetivo, o sistema de acesso com todos seus elementos, usuários e características foi analisado e uma revisão bibliográfica foi realizada, identificando-se as contribuições científicas e as melhores práticas sobre o assunto. A partir da revisão bibliográfica e com base em algumas pesquisas, foi desenvolvido um procedimento para definir as dimensões mínimas dos elementos de acesso rodoviários: vias, meio fio e estacionamento, visando atender à demanda futura de um aeroporto. O procedimento, entende-se como uma ferramenta que visa apoiar o projeto de um novo aeroporto ou a ampliação do sistema de acesso de um aeroporto existente. Para facilitar a utilização do procedimento, foi desenvolvida uma planilha de cálculo em Excel. Uma aplicação do procedimento nos aeroportos SDU (Santos Dumont), no Rio de Janeiro e VCP (Viracopos), em Campinas, foi apresentada. Nessa aplicação, foram definidas as dimensões mínimas para o acesso rodoviário para uma demanda calculada para o ano 2016. A partir dos resultados, foi possível observar a necessidade de algumas melhorias para os dois aeroportos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Área | pt_BR |
dc.subject | Aeroportuária | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade a área aeroportuária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACESSIBILIDADE A ÁREAS AEROPORTUÁRIAS.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.