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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVânia, Barcellos Gouvêa Campos-
dc.contributor.authorSchwolgin, Stephan Matthias-
dc.date.accessioned2021-07-05T13:11:52Z-
dc.date.available2021-07-05T13:11:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9422-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractO transporte aéreo em termos de passageiros e movimentação de aeronaves no Brasil está crescendo a uma taxa acima da média internacional. Esse aumento de demanda gera a necessidade de melhoramento da infraestrutura aeroportuária. Na maioria dos aeroportos brasileiros, as áreas destinadas aos passageiros, assim como os pátios e pistas estão sendo ampliados. Desse modo, o sistema de acesso dos usuários, sendo parte do sistema aeroportuário, não pode ser desconsiderado, pois o transporte aéreo depende da integração com outros modos de transporte. Diante do cenário atual, esta dissertação tem como objetivo auxiliar no estudo e ampliação do sistema de acesso aeroportuário pelo modo rodoviário. Para atingir esse objetivo, o sistema de acesso com todos seus elementos, usuários e características foi analisado e uma revisão bibliográfica foi realizada, identificando-se as contribuições científicas e as melhores práticas sobre o assunto. A partir da revisão bibliográfica e com base em algumas pesquisas, foi desenvolvido um procedimento para definir as dimensões mínimas dos elementos de acesso rodoviários: vias, meio fio e estacionamento, visando atender à demanda futura de um aeroporto. O procedimento, entende-se como uma ferramenta que visa apoiar o projeto de um novo aeroporto ou a ampliação do sistema de acesso de um aeroporto existente. Para facilitar a utilização do procedimento, foi desenvolvida uma planilha de cálculo em Excel. Uma aplicação do procedimento nos aeroportos SDU (Santos Dumont), no Rio de Janeiro e VCP (Viracopos), em Campinas, foi apresentada. Nessa aplicação, foram definidas as dimensões mínimas para o acesso rodoviário para uma demanda calculada para o ano 2016. A partir dos resultados, foi possível observar a necessidade de algumas melhorias para os dois aeroportos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectAeroportuáriapt_BR
dc.titleAcessibilidade a área aeroportuáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores.pt_BR
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