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dc.contributor.advisorSilva, Gualterberg Nogueira de Lima-
dc.contributor.authorCardoso, Victor de Rezende-
dc.date.accessioned2021-07-01T13:38:48Z-
dc.date.available2021-07-01T13:38:48Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9291-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação latu sensu como requisito parcial para a obtenção do certificado em Ciências Militares com ênfase na especialização em Artilharia Antiaérea na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como escopo verificar as possibilidades de implantação da educação ambiental no Exército Brasileiro, particularmente no Forte Imbuhy, que propiciem maior qualidade na gestão ambiental das atividades de instrução, de adestramento e de comunicação social, trazendo reflexos, também, na interação da Força com a sociedade. Para tanto, o autor discorre sobre a definição de meio ambiente, sobre a relação do homem com o meio ambiente, e suas implicações, relacionado as atividades humanas com os recursos naturais. Pretende abordar a finalidade para a qual foi criado o Exército, sua destinação constitucional, sua função quanto Instituição Nacional e papel no cenário nacional. Abordar as principais legislações ambientais brasileiras e as legislações ambientais do Exército. Discorre sobre a educação ambiental como facilitador da adoção e do cumprimento das leis ambientais. Enfoca, ainda, as restrições impostas pela legislação ambiental às atividades de instrução e adestramento da Força. Analisa, também, as possibilidades da educação ambiental no Exército, particularmente, para a instrução do soldado recém incorporado. Cita as características peculiares do Forte Imbuhy que excedem as unidades militares comuns tornando-se uma unidade diferenciada do Exército, com ótimas condições para difusão da educação ambiental. Para a consecução destes objetivos, foi realizada uma pesquisa baseada em consultas a legislações sobre o meio ambiente do Exército Brasileiro, a livros relacionados ao tema, a sites especializados sobre o assunto disponíveis na internet e a revistas específicas sobre o tema. Finalmente, conclui que é necessário verificar as possibilidades poderão, ainda, estreitar os laços entre o Exército e a sociedade e diminuir a rejeição ao Exército por parte de determinados estabelecimentos formadores de opinião. ______________________________________________________________________________________________ Resumen Este artículo pretende explorar las posibilidades de implementación de la educación ambiental en el Ejército brasilero, en particular en Fort Imbuhy. que produce una mayor calidad en las acitividades de gestión ambiental de la educación, la formación y los médios de comunicación, con lo que se refleja también en la interacción de la Fuerza con la sociedad. Con este fin, el autor discute la definición de medio ambiente en la relación del hombre con el medio ambiente y sus implicaciones en relación con las atividades humanas y los recursos naturales. Tiene la intención de abordar la finalidad para la cual se creó el Ejército, su misión constitucional, su papel como institución nacional y papel en la escena nacional. Direcciones de las principales leyes ambientales de Brasil y de las leyes ambientales del Ejército. Explica la educación ambiental como un facilitador de la adopción y aplicación de las leyes ambientales. Se prestará especial atención también a las restricciones impuestas por las leyes ambientales a las atividades de formación y capacitación de la fuerza que también examina las posibilidades de la educación ambiental en el Ejército, en particular la investigación de un soldado de nueva construcción. Cita las características peculiares de la Imbuhy Fort en exceso de las unidades militares se hicieron comunes en una unidad diferente de la del Ejército, con las condiciones óptimas para la difusión de la educación ambiental. Para lograr estos objetivos, se realizo una encuesta basada en consulta con las leyes sobre el medio ambiente del Ejército Brasilero, los libros relacionados con el tema, los sítios especializados sobre el tema disponible en Internet y revistas sobre el tema. Llegamos a la conclusión necesaria para determinar el alcance de la educación ambiental en el Fuerte Imbuhy, ya que estas posibilidades también pueden fortalecer los lazos entre el ejército y la sociedad, y reducir el rechazo del Ejército por determinadas instituiciones y líderes de opinión.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectForte Imbuhypt_BR
dc.subject21° GACpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA importância da educação ambiental para o Exército Brasileiro e suas possibilidades no Forte Imbuhypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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