Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Júnior, Nelson de | - |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Guilherme Eduardo da Cunha | - |
dc.contributor.author | Pazzinatto, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T17:30:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-16T17:30:48Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9228 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como foco definir as funcionalidades que um software online deve possuir para proporcionar consciência situacional na condução de um exercício de campanha integrado. O Exército Brasileiro conta com dois software de consciência situacional, o C² em Combate e o Pacificador. O C² em Combate é voltado para o planejamento tático das operações terrestres. O Pacificador destina-se à coordenação e ao controle das atividades de Operações de cooperação e coordenação com agências em situação de não guerra. A despeito das reconhecidas qualidades do software de consciência situacional do Exército Brasileiro, o considerável efetivo de pessoal participante e a concentração de meios para a Manobra Escolar (ME) de 2019 demandaram qualidade na coordenação e a criação de conhecimento organizacional, fruto de problemas militares simulados. Esse exercício de campanha representa um ponto de inflexão na coordenação e controle desse histórico exercício, na qual pela primeira vez se utilizou ferramentas de gestão na condução das atividades. Na ME de 2019 utilizaram-se o software GanttPro e Trello como ferramentas para o acompanhamento do rendimento de discentes e ampliação da consciência situacional da direção do exercício (DirEx). Essa utilização nas edições de 2019 e de 2020 inseriu-se no processo de criação de conhecimento organizacional a partir dos dados coletados durante a ME. A pesquisa consistiu na identificação das funcionalidades por meio da revisão de literatura de Gestão por Conhecimento e de Gestão por Processos, no contexto do que trata a Doutrina Militar Terrestre sobre a obtenção de consciência situacional. Na pesquisa de campo, foi entrevistado o gestor da Manobra Escolar na Assessoria de Doutrina do Departamento e Cultura do Exército, o E3 da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) durante as ME de 2018 e 2019, o comandante do Corpo de Alunos da Escola de Sargento das Armas (ESA) e o S3 da ESA. A ME de 2020 validou a percepção dos participantes da ME de 2019 entrevistados sendo colhidas as percepções e opiniões dos comandantes de curso da AMAN, bem como de seus S3 e o E3 da AMAN de 2020. Além disso, foi aplicado um questionário destinado a identificar e priorizar as funcionalidades com os Oficiais de Ligação da Direção do Exercício e os oficiais Observadores Controladores de Adestramento (OCA) da ME de 2020. Desta forma, a Manobra Escolar de 2019 foi objeto de estudo de caso desta pesquisa e a ME de 2020 na AMAN foi utilizada para validar as percepções e especificar os requisitos canditados relacionados às funcionalidades pretendidas. Houve constatação da contribuição positiva do uso do Trello e do GanttPro para o cumprimento do fim que foram destinados pelos respondentes e entrevistado participante da ME de 2019 e a consequente a ratificação pelos participantes da ME de 2020. Ao final, após comprovar a relevância das funcionalidades presentes nos software GanttPro e Trello, foi elaborado um levantamento de requisitos candidatos de software para o desenvolvimento dessas funcionalidades nos software de consciência situacional do Exército Brasileiro destinados ao acompanhamento do rendimento de discentes para a direção de exercício de estabelecimentos de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Gestão de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Consciência situacional | pt_BR |
dc.title | Emprego de ferramentas online de gestão em exercício de campanha como instrumento ampliador da consciência situacional : estudo de caso da manobra escolar de 2019 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Cap_Pazzinatto.pdf | 21,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.