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dc.contributor.advisorCunha, Antonio Eduardo Carrilho da-
dc.contributor.authorSilva, Luis Otávio Guedes Lobo-
dc.date.accessioned2021-05-25T16:45:22Z-
dc.date.available2021-05-25T16:45:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9180-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenhariapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado apresenta uma proposta para o controle de atitude de um quadricóptero usando uma arquitetura de controle do tipo cascata. O objetivo é manter o quadricóptero no ar em uma posição fixa no espaço tridimensional, usando os sensores embarcados disponíveis. A estratégia de controle consiste em utilizar uma malha interna para estabilizar a orientação e a altura do quadricóptero e uma malha externa para estabilizar a posição horizontal, utilizando as velocidades lineares como sinais de referência. O sistema foi modelado em função dos ângulos de Euler por serem intuitivos. O modelo foi linearizado e desacoplado em seis modos para facilitar o projeto do controle de atitude. A malha interna possui quatro modos, em que um modo corresponde ao movimento vertical e três modos correspondem aos movimentos de rotação, isto é, a rolagem, a arfagem e a guinada. A malha externa possui os dois modos restantes correspondentes as velocidades longitudinal e lateral. Cada modo foi analisado isoladamente. Um controlador LQR com ação integral foi projetado para cada modo a fim de otimizar a resposta dinâmica. Além disso, um observador de estados baseado em um filtro de Kalman discreto foi implementado para estimar as velocidades horizontais. Os resultados apresentados nas simulações e nos experimentos provam que a adição da malha externa melhora signicativamente a regulação da posição horizontal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAttitudept_BR
dc.subjectControl Ofpt_BR
dc.subjectQuadricópteropt_BR
dc.titleAttitude Control of a Quadrotorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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