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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Antonio Eduardo Carrilho da | - |
dc.contributor.author | Silva, Luis Otávio Guedes Lobo | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T16:45:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T16:45:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9180 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta para o controle de atitude de um quadricóptero usando uma arquitetura de controle do tipo cascata. O objetivo é manter o quadricóptero no ar em uma posição fixa no espaço tridimensional, usando os sensores embarcados disponíveis. A estratégia de controle consiste em utilizar uma malha interna para estabilizar a orientação e a altura do quadricóptero e uma malha externa para estabilizar a posição horizontal, utilizando as velocidades lineares como sinais de referência. O sistema foi modelado em função dos ângulos de Euler por serem intuitivos. O modelo foi linearizado e desacoplado em seis modos para facilitar o projeto do controle de atitude. A malha interna possui quatro modos, em que um modo corresponde ao movimento vertical e três modos correspondem aos movimentos de rotação, isto é, a rolagem, a arfagem e a guinada. A malha externa possui os dois modos restantes correspondentes as velocidades longitudinal e lateral. Cada modo foi analisado isoladamente. Um controlador LQR com ação integral foi projetado para cada modo a fim de otimizar a resposta dinâmica. Além disso, um observador de estados baseado em um filtro de Kalman discreto foi implementado para estimar as velocidades horizontais. Os resultados apresentados nas simulações e nos experimentos provam que a adição da malha externa melhora signicativamente a regulação da posição horizontal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Attitude | pt_BR |
dc.subject | Control Of | pt_BR |
dc.subject | Quadricóptero | pt_BR |
dc.title | Attitude Control of a Quadrotor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Luis Silva 2016.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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