Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caldeira, Aldélio Bueno | - |
dc.contributor.advisor | Guedes, Rodrigo O. de Castro | - |
dc.contributor.author | Catureba, Rafaela Pedroso | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T17:53:20Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T17:53:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9154 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | A Hidrovia Paraguai-Paraná é um dos mais importantes componentes da Bacia do Rio da Prata, interligando quatro dos cinco membros do MERCOSUL – Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, e um de seus associados – Bolívia. Seu potencial de integração em âmbito internacional é alto, visto que facilita o transporte de cargas e, também, o comércio e intercâmbio entre os países citados. As hidrovias são de grande importância, visto que, através delas consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. Além disso, o transporte hidroviário proporciona o frete mais barato e, apesar de exigir maior tempo, pode ser compensado por ter maior eficiência energética, maior capacidade de concentração de cargas, congestionamento de tráfego, custo da infraestrutura, índice de acidentes, custos operacionais, impactos ambientais e emissão de ruído. O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um estudo de viabilidade técnica para implementação de proposta de melhorias da navegabilidade visando um aumento do fluxo de cargas na Hidrovia Paraguai-Paraná a partir da identificação de restrições técnicas que reduzem a navegabilidade e da análise das obras necessárias para solucionar essas restrições. Além disso foram estudados os aspectos físicos, operacionais, políticos e normativos da região. O conhecimento desses parâmetros foi fundamental para a definição das propostas bem como para a análise da viabilidade técnica de implantação das mesmas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Simulação numérica | pt_BR |
dc.subject | Processo de solidificação | pt_BR |
dc.subject | Entalpia | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica do processo de solidificação do TNT utilizando o método da entalpia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rafaela Catureba 2018.pdf | 22,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.