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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Volotão, Carlos Frederico de Sá | - |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Karla dos Santos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Nadjane Corrêa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T17:35:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T17:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9149 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Defesa) - Instituto Militar de Engenharia | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância econômica da pesca, as reservas de petróleo e gás existentes no subsolo marinho e a utilização das vias marítimas para o comércio, turismo e lazer fazem do território marítimo brasileiro uma das principais fontes de recursos do país. Portanto, é necessário monitorá-lo para protegê-lo. O sensoriamento remoto é indicado para a aquisição de dados de monitoramento de recursos terrestres em áreas extensas por não exigir o contato direto com a região investigada. Esta dissertação apresenta um método para detecção de embarcações em imagens provenientes de sensores ópticos orbitais baseado em características contextuais, relacionadas a dados espectrais, de textura e de formato, como a compacidade e o diâmetro, e características de comparação de formato de contorno dos alvos detectados na imagem a partir da aplicação de filtros de detecção de bordas. Essas características constituem descritores que são submetidos a um processo de classificação por rede neural artificial. O método foi avaliado pelas medidas de precisão e abrangência combinadas pela medida-F. A média dos resultados do método, aplicado a um estudo de caso em que foram utilizadas imagens RapidEye com resolução espacial de 5 metros, foi de 94,25%. A média da abrangência para o método foi de 100%, i. e. todas as embarcações de médio a grande porte presentes nas imagens foram detectadas. As falhas de precisão ocorreram em virtude de falsos positivos provocados por pequenas e médias ilhas. O método conseguiu detectar embarcações juntas e ou atracadas ao cais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Detecção de embarcação | pt_BR |
dc.subject | Sensor óptico | pt_BR |
dc.subject | Imagem óptica | pt_BR |
dc.subject | Característica contextual | pt_BR |
dc.title | Detecção de embarcações em imagens de sensores orbitais ópticos por meio de um método baseado em características contextuais e comparação de contorno | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, micro filmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCT: IME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
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